Prefeito entrega certificados para turma de Barbearia formada por alunos da comunidade TEA
Publicada em 07/03/2024 às 16:35“Entrei aqui sem saber pegar numa tesoura, estava com muito receio de começar o curso. Nunca achei que fosse gostar tanto das aulas”, declarou Natã Miguel Faria, de 16 anos, um dos alunos da primeira turma do curso de barbearia para famílias atípicas. Na manhã desta quinta-feira (07), os alunos receberam os certificados de conclusão do curso realizado no Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO), vinculado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).
Realizado pelo Fundo Social de Solidariedade, o curso integra as ações de promoção de saúde à comunidade TEA, por meio da formação para o trabalho e renda, a partir de parceria com a UGPS, a Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT) e a Comissão de Pais TEA (Transtorno do Espectro Autista) Jundiaí. O prefeito Luiz Fernando Machado participou da entrega dos certificados, acompanhado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vanessa Machado, e pelo gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
O prefeito Luiz Fernando Machado enalteceu o projeto e parabenizou Natã pelo depoimento e pela iniciativa, assim como os demais participantes. “Quando o Fundo Social promove essas ações, o ciclo de formação se amplia, fortalecendo a geração de renda e, principalmente, a inclusão e socialização das famílias”, afirmou. “Não é só sobre empregabilidade. Aqui estamos falando de oportunidades de vida. De construir uma nova realidade, baseada no conhecimento, na habilidade e atitude”, disse o gestor de Finanças, José Antonio Parimoschi.
O curso, ministrado pelo professor Antonio Rinaldo Lima (Toni Lima), contou com a participação de familiares de pessoas com autismo, como Catia Mocinho, moradora no Retiro, que é tia de um jovem autista. “Vim ao curso para aprender a cortar o cabelo do meu sobrinho e de toda a família”, afirmou. Quem também participou das aulas e elogiou a iniciativa foi a Eduarda Siqueira, a Duda, moradora na Vila Hortolândia. Duda é cabeleireira e trabalhou por muitos anos em um salão infantil, que atendia muitas crianças do espectro autista. “Aprendi muito no curso, me surpreendi com as aulas. Agora vou aplicar os conhecimentos no meu próprio salão”, comenta.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Baixe as fotos desta notícia na resolução original