Sorteio define os novos integrantes do Comitê das Crianças para 2024

Publicada em 08/03/2024 às 18:15

O Comitê da Crianças já tem a sua nova composição de integrantes para o ano de 2024. A definição foi feita via sorteio, realizado na Fábrica das Infâncias Japy na manhã desta sexta-feira (08), e foi transmitido ao vivo pelo canal da Unidade de Gestão de Cultura no YouTube.

“O Comitê das Crianças é uma das iniciativas da Prefeitura pelo programa municipal Cidade das Crianças, com foco, principalmente, em seus eixos norteadores da Promoção da Participação e da Garantia de Autonomia delas. Trata-se de mais uma política pública voltada ao estímulo e à escuta, para que elas contribuam em tornar Jundiaí, cada vez mais, a Cidade das Crianças”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

O Comitê é composto por 25 integrantes e, este ano, houve mais de 150 inscritos. Das 24 vagas destinadas a sorteio de quatro crianças – dois meninos e duas meninas – de cada uma das seis regiões do Município, os integrantes da atual composição que ainda se encontravam na faixa-etária permitida e demonstraram interesse permanecerão no grupo. As demais oito vagas foram sorteadas por região. A 25º vaga do grupo, destinada às crianças com algum tipo de deficiência – uma solicitação feita pelo próprio grupo em 2022 – contou com oito inscritos e a sorteada foi Nicolly Marques Vital Leite.

Realizado na Fábrica das Infâncias Japy, sorteio pode ser conferido na íntegra, no canal da Cultura no YouTube

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, que é também ponto focal do programa e das reuniões do Comitê, traçou um histórico do grupo. “O Comitê é resultado de um decreto municipal publicado em 2018 após a adesão de Jundiaí à Rede de Cidades das Crianças, lá em Rosário, na Argentina, na presença do pedagogo italiano Francesco Tonucci, idealizador do conceito por trás da rede. Em 2024, o grupo chega à sua sexta composição e já carrega diversas conquistas obtidas a partir das solicitações que fizeram ao prefeito, como o Mundo das Crianças, as Áreas da Infância, a redução de velocidade dos veículos nas áreas próximas às escolas, a arborização através do projeto Pé de Árvore e um olhar atento às crianças e pessoas com deficiências.”

As demais crianças inscritas passaram a compor, por região, a lista de suplentes, também definida por sorteio. Por isso, mesmo nas regiões sem vagas disponíveis (como as regiões 1 e 2, por exemplo), por conta da recondução de integrantes, o sorteio foi realizado para a definição da ordem de suplência.

Os novos integrantes são: Valentina Silva Bonatti (região 3), Sofia Ramos Sena (região 4), Luíza Delgado Araujo de Castro Azevedo, Lucas Morato Silva da Cunha e Ian Francisco Bê Amora (região 5) e Florença Delfino Barban de Carvalho, Daniel Pires de Lima e Miguel Sousa Torres (região 6).

Já os integrantes reconduzidos são: Arthur Santos Lisboa, Benicio Correia de Lima, Cauê de Oliveira Guimarães, Emanuel Vilera Gonçalves, Enzo Ricardo Oliveira do Nascimento, Felipe Amaral Vieira, Giovanna da Silva Franco, Giovanni Galdino de Sousa Bueno, Isabelly Mendes de Carvalho, Júlia Santos de Souza, Laura Feliciani Lange, Lorenzo Pavan Guilherme, Maria Clara Soares Brito Barreto, Mariah Eduarda Guimarães de Lima, Nicolas Fonseca Castelo Branco, Samuel Victor Gois Gomides e Valentina Melo Evangelista.

A lista completa de integrantes e de suplentes pode ser conferida no site Cidade das Crianças.

O primeiro encontro da nova composição está marcado para o sábado (23), às 9h, na Fábrica das Infâncias Japy, quando o novo grupo tomará posse e os integrantes da composição de 2023 farão a entrega ao prefeito do documento contendo suas solicitações e sugestões para o Município.

Confira abaixo a transmissão do sorteio na íntegra, realizada pela equipe da Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC) da Prefeitura:

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/08/sorteio-define-os-novos-integrantes-do-comite-das-criancas-para-2024/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original