Jundiaí comemora política pública da Infância entre as prioridades da Conferência Nacional de Cultura

Publicada em 09/03/2024 às 08:00

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, representou Jundiaí na 4ª Conferência Nacional de Cultura, realizada ao longo desta semana em Brasília, pelo Ministério da Cultura (MinC). Após uma extensa agenda de reuniões setoriais, plenárias e rodadas de negociações entre os dirigentes da pasta de todo o País, a Conferência chegou à conclusão, com a definição de 30 propostas prioritárias.

Entre as propostas esteve a criação do Fundo Nacional Cultura Infância, resultado do trabalho do Grupo de Cultura e Infância, composto por artistas e lideranças, como a atriz e produtora cultural carioca Karen Acioly. Inspirado no programa municipal Cidade das Crianças, Jundiaí atuou para que a prioridade da política pública de Cultura para as Infâncias estivesse presente em todas as propostas.

Entre as agendas do grupo de dirigentes, Peroni apresentou as iniciativas de Jundiaí pelo programa Cidade das Crianças

“Propusemos a prioridade da política pública para as Infâncias em todas as propostas, mas na criação do novo Fundo tivemos o envolvimento direto junto às demais lideranças e o objetivo alcançado. Fundo esse que, na prática, irá significar mais recursos para ações culturais voltadas para as crianças e a escuta delas nas tomadas de decisões das políticas públicas que as envolvam, a exemplo do que Jundiaí já faz por meio do Comitê das Crianças”, comentou Peroni.

A Conferência foi realizada no tradicional Centro de Convenções Ulysses Guimarães da capital, com as participações de diversas autoridades do governo federal, entre as quais a titular do MinC, Margareth Menezes, além de dirigentes de Cultura de todo o País. O convite e custeio da participação foram oriundos do governo federal e o gestor de Jundiaí participou enquanto convidado, já que é o representante paulista na Rede Nacional de Dirigentes de Cultura, composta por 18 Estados.

A etapa nacional da Conferência, realizada após dez anos desde a sua última edição, sucede as etapas municipal e estadual, cumpridas, respectivamente, em novembro e dezembro/janeiro.

Atividades da Conferência foram realizadas no tradicional Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos Ministério da Cultura/ Paulo Cavera e Gilberto Soares


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/09/jundiai-comemora-politica-publica-da-infancia-entre-as-prioridades-da-conferencia-nacional-de-cultura/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original