Prevenção: Saúde reforça a importância da vacinação contra Covid-19 para crianças

Publicada em 11/03/2024 às 16:07

A cobertura vacinal contra Covid-19 em crianças de 6 meses a menores de 5 anos segue abaixo do esperado na cidade. Dados da Vigilância Epidemiológica (VE), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), apontam que apenas 30% desse público recebeu duas doses, quando o recomendado são três. Com o aumento de casos de Covid-19 no País, Jundiaí reforça a importância da imunização contra a doença.

“Mesmo com o fim da emergência de saúde pública, é fundamental que as pessoas mantenham atualizadas as carteirinhas, conforme o esquema preconizado pelo Ministério da Saúde, pois o vírus permanece circulando. Fazemos um chamado, principalmente, sobre a baixa cobertura das crianças, que está muito abaixo do esperado. Com a imunização, a chance do agravamento da doença é menor”, afirma a coordenadora da VE, enfermeira Maria do Carmo Possidente.

As vacinas contra a Covid-19 estão disponíveis em todos os equipamentos da Atenção Básica

Desde janeiro, a imunização da população de seis meses a menores de cinco anos está incluída no Calendário Nacional de Vacinação. A primeira dose da Pfizer Baby deve ser recebida aos seis meses de idade, a segunda aos sete meses e a terceira aos nove meses.

No Município, as vacinas contra Covid-19 para crianças, adolescentes e adultos são aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família, seguindo a programação das salas de vacina de cada equipamento.

Jundiaí, a partir do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), segue monitorando o cenário no Brasil e em outros países para, de forma transparente e pautados em orientações das autoridades sanitárias, adotar medidas antecipadas.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/11/prevencao-saude-reforca-a-importancia-da-vacinacao-contra-covid-19-para-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original