Visita à sede da Guarda Municipal encanta crianças do programa Ludicidadania

Publicada em 14/03/2024 às 09:36

Como parte das vivências propostas pelo programa Ludicidadania, os dois mil estudantes inseridos no programa para este ano terão a oportunidade de conhecer a sede da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ). As visitas, realizadas pelas turmas das 13 unidades escolares participantes, serão realizadas até o fim deste mês, com a participação dos agentes que atuam em sala de aula.

Com encontros semanais para tratar de temas como Cidadania, Vida Saudável e Comunicação Não-Violenta, o Ludicidadania chega em 2024 ao seu terceiro ano, numa realização das Unidades de Gestão de Educação (UGE) e de Segurança Municipal (UGSM).

Na manhã desta quarta-feira (13), foi a vez das turmas dos quartos anos da Emeb Pedro Clarismundo Fornari (Rio Acima) e da Emeb Professora Maria Angélica Lorençon (Corrupira), acompanhadas durante a visita pelos GM Agnes, Joseane e Kléber.

No início da vivência, crianças conferiram as viaturas históricas da corporação

“Ao longo dos últimos anos temos visto o crescimento deste programa muito especial que aproxima os agentes da Guarda Municipal, verdadeiros anjos da guarda da cidade, com os nossos meninos e meninas. Mas não só as nossas escolas abrem as suas portas para esta parceria, como também a Guarda abre as portas de sua casa para esta visita, tão aguardada e aproveitada pelas crianças”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

O comandante da GMJ, inspetor Benedito Marcos Moreno, falou do impacto do programa na vida dos estudante. “Conseguimos ver a importância do nosso trabalho na vida deles. Essa proximidade com as crianças faz com que elas criem uma outra imagem do policial ou do guarda. Estamos sempre à disposição para recebê-los”, disse o comandante.

Na base da GMJ, a visita das turmas começou pela Armaria e conferindo as viaturas da corporação – tanto as históricas, como a Base Móvel e outros veículos. Na sequência, as crianças conhecem o Comando, suas seções administrativas e as galerias de fotos dos agentes, além do Centro de Controle Operacional. E, para fechar com chave de ouro, os visitantes assistem a uma apresentação do Canil.

O inspetor Adilson, responsável pelo Canil, explica a proposta da apresentação. “A proposta é realizar uma demonstração interativa com os cães, dialogando com as crianças por meio de uma linguagem interessante para elas. Atualmente, contamos com 18 cães, dos quais três da raça Bloodhound, utilizada na busca de pessoas desaparecidas; três da raça Labrador, que são cães versáteis, utilizados na Cãoterapia no Hospital Universitário e para o faro de armamentos e entorpecentes; e os demais da raça Pastor Belga Malinois, também destinados à proteção e faro.”

Dessa última raça é o cão Logan, campeão brasileiro na categoria Agilidade pelo Torneio de Cães Policiais, realizado no início do mês. A apresentação do vencedor garantiu da plateia animada um grito uníssimo de “É campeão!”.

A Rafaela Silva, de nove anos, não teve dúvidas em escolher a sua parte preferida da visita. “Sem dúvida foi a apresentação dos cachorros, principalmente a do Logan saltando obstáculos”, comentou a aluna da Emeb do Rio Acima.

Já o estudante do Corrupira Davi Bortolotto, também de nove anos, comentou da sua empolgação com a atividade. “Nem acreditei quando me disseram que viríamos conhecer a sede da Guarda. Quando a professora contou, cheguei logo em casa, contando pra todo mundo. Não podia nem imaginar que deixariam a gente entrar nas viaturas.”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/14/visita-a-sede-da-guarda-municipal-encanta-criancas-do-programa-ludicidadania/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original