Prefeitura promove 3ª edição do “Sentindo na Pele”, na Praça da Matriz

Publicada em 16/03/2024 às 18:20

Neste sábado (16), a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), em parceria com as Assessorias de Políticas da Pessoa com Deficiência e da Pessoa Idosa, órgãos da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), promoveu a 3ª edição do Sentindo na Pele, desta vez na Praça da Matriz, no Centro da cidade. O projeto, que contou com centenas de participantes, visa conscientizar a sociedade quanto às dificuldades que pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, idosos e ciclistas passam diariamente em sua locomoção.

Dentre as atividades realizadas, a população teve acesso a diversas situações reais como um simulador de locomoção de Idosos, simulação de deficiente visual (com uso de máscaras) e simulação com deficiência física (cadeiras de rodas/andadores/bengalas e muletas).

População teve a oportunidade de fazer a simulação de locomoção de idosos e com baixa visão

“Pelo fato de estarmos no Centro da cidade, isso dá maior possibilidade das pessoas conhecerem o trabalho dos profissionais que operam o transporte coletivo da cidade. Elas também podem vivenciar as dificuldades e necessidades de quem tem alguma condição física que cause restrições à mobilidade”, disse o gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Trânsito (UGMT), Aloysio Queiroz.

Dona Maria Imaculada e a filha fizeram a simulação com cadeira de rodas. “É difícil, especialmente o espaço curto e a força que eles têm que fazer com as mãos”, disse dona Maria, que é usuária diária do transporte público. O fiscal Elton Harrison Freire fez a simulação de locomoção de idosos e também como um cadeirante: “Difícil foi enxergar, principalmente com a falta do campo de visão, e também fazer a força com as articulações. Realmente pesa bastante”, reforçou.

Aferição de pressão realizada pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde

O evento contou com o apoio do Núcleo de Apoio à Pessoa com Deficiência (NAPD), equipamento da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), com foco no atendimento às pessoas com deficiência, além de vacinação contra a COVID e conscientização de prevenção contra a dengue.

“Eu já tinha as quatro doses e agora tomei a bivalente contra a COVID. Bom sair protegido”, disse Marcelo José da Silva, morador do Centro da cidade. O agente “Vaguinho” também participou. De forma lúdica, interativa e leve, ele brincou com as crianças e explicou para as pessoas o objetivo da ação. A Guarda Municipal também esteve presente com o Canil.

“Sentindo na Pele” reuniu centenas de pessoas neste sábado, na Praça da Matriz

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/16/prefeitura-promove-3a-edicao-do-sentindo-na-pele-na-praca-da-matriz/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original