Novo PAC: Jundiaí terá construções de creche e UBSs com verba de R$ 10 mi

Publicada em 17/03/2024 às 08:00

Com o processo de seleção iniciado no ano passado, o Novo PAC, a Prefeitura de Jundiaí conseguiu emplacar quatro projetos com a linha de financiamento federal – UBS Rio Acima e UBS Maringá, Creche Helena Galimbert e a contração de projetos de engenharia para o Espaço Expressa. Ao todo, são R$ 10 milhões disponibilizados para a reforma, ampliação e desenvolvimento de projetos específicos para ampliar o atendimento em saúde, educação e cultura às pessoas.

As obras contempladas serão iniciadas a partir da disponibilização do repasse, bem como liberação de projetos para a licitação da execução. “Saúde, Educação e Cultura são pilares para o desenvolvimento das pessoas, consequentemente, da sociedade. Com planejamento é possível investir com qualidade e de forma assertiva”, argumenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Ao longo dos últimos sete anos, a gestão investiu em reformas e ampliações da rede de atendimento em Saúde, com intervenções em 40% de todos os equipamentos, além de contar com construções em andamento, como a Clínica da Família e Pronto Atendimento (PA) da Ponte São João e o Ambulatório Médico de Especialidades e Diagnóstico e PA, na Vila Progresso.

UBS Rio Acima terá um novo prédio, maior, acessível e com toda a ambiência e tecnologia para atendimento aos mais de 13 mil moradores da região

“Os recursos provenientes do Novo PAC chegam para avançar nos planos estabelecidos para a completa revitalização e renovação da rede de atendimento. Já iniciamos a descentralização da urgência e emergência com polos regionais e ampliamos a resolutividade das UBSs com o aporte da tecnologia da teleinterconsulta e telediagnóstico. A reforma da ambiência completa as necessidades na qualidade no serviço”, reforça o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

Nova UBS Maringá foi a primeira a receber o conceito de atendimento, em 2018; desde então, quantidade de usuários mais que dobrou

Para as UBSs Rio Acima e Maringá, o projeto será de construção de novos prédios. Para a região Norte, os mais de 13 mil moradores da região do Rio Acima terão um novo prédio amplo, que contemplará salas de atendimento e consultórios com ambiência, acessibilidade e identidade visual. Já na região Sul, na Vila Maringá, a primeira Nova UBS de Jundiaí, necessita de maior espaço para comportar o crescimento significativo da população da região, que, em seis anos, aumentou em mais de 50% o número de usuários, passando de 10 mil para 16 mil pessoas cadastradas e em uso do serviço.

Na rede de educação municipal, o montante de reformas e construções também chega próximo à metade dos mais de 100 prédios utilizados para o Programa Escola Inovadora para o atendimento de mais de 38 mil estudantes, desde o berçário até o serviço destinado para os jovens e adultos. O recurso para a EMEB Helena Galimbert será destinado para construção de novo prédio para ampliar o atendimento no bairro Jardim Tamoio.

Espaço Expressa também foi contemplado com verba para projetos; revitalização agrega às ações do Centro

Localizado ao lado do prédio atual, a nova construção terá mais de 5 mil metros quadrados, com ampla área externa para o desenvolvimento de atividades em contato com a natureza. O novo espaço também ampliará o atendimento, em quantidade e em faixa etária, passando a contemplar 140 crianças entre 1 a 5 anos.  Hoje 67 crianças de até três anos.

“O Programa Escola Inovadora, por meio dos eixos de ambiência, formação dos educadores e qualidade do ensino pensa as infâncias a partir do desenvolvimento de suas potencialidades dentro do Currículo Jundiaiense. O novo prédio da EMEB Helena Galimbert, no Jardim Tamoio, trará capacidade máxima de atuação, beneficiando meninos e meninas do território, por meio da metodologia do “Desemparedamento da Escola”, melhorando inclusive as condições de trabalho dos educadores na unidade”, detalha a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques.

Creche Helena Galimbert dobrará a capacidade de atendimento em novo prédio, que será construído

Completa a planilha de projetos contemplados o Espaço Expressa. “Estes novos investimentos somam-se aos já realizados ou previstos pela Prefeitura por meio do Plano Diretor aprovado para a ocupação cultural do Expressa, com um olhar cuidadoso para a preservação do patrimônio, acessibilidade e promoção de uma experiência ainda melhor para os usuários dos serviços e programações culturais previstas para o local. Com a revitalização do Centro e o Centro das Artes, Jundiaí e os jundiaienses ganham ainda mais qualidade de vida”, enfatiza o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/17/novo-pac-jundiai-tera-construcoes-de-creche-e-ubss-com-verba-de-r-10-mi/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original