Na Nova UBS Jardim do Lago, artesanato tem sido um diferencial como ferramenta terapêutica

Publicada em 19/03/2024 às 11:37

Enquanto trançam os fios, amarram e confeccionam mimos e objetos decorativos no Ateliê da Saúde da Nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim do Lago, o grupo descobre novos sentidos ao socializar, relaxar a mente e elevar o nível de autoestima. A atividade tem refletido na promoção da saúde dos usuários do equipamento, assim como outras Práticas Integrativas e Complementares (PICS).

“Eu vim após um encaminhamento por depressão. Está sendo muito bom. O grupo me motivou a sair de casa, a voltar a conversar, a retornar para as minhas atividades em uma ONG. Eu também estou utilizando menos remédio para dormir”, contou, com um sorriso largo no rosto, a dona de casa Ivone Pires.

Implantado no serviço em janeiro deste ano, o Ateliê da Saúde nasceu para atender pacientes com dificuldades no desenvolvimento de atividades do cotidiano. O grupo, atualmente com 10 integrantes, é desenvolvido pela equipe Equipe Multi, que conta com terapeuta ocupacional e psicólogo, além de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).

As participantes destacam os benefícios de estar no grupo

“Utilizamos o artesanato como recurso terapêutico para apoiar os pacientes no envolvimento para realizar atividades ocupacionais significativas, principalmente atividades básicas de vida diária, ou seja, do dia a dia, como comer, se socializar, se cuidar. A cada mês, ofertamos uma técnica e, em meio a construção do trabalho, alcançamos a melhoria da saúde a partir dos aspectos sociais, culturais, mentais e cognitivos”, informa Pátia de Souza Alves, terapeuta ocupacional.

A primeira técnica compartilhada está sendo o macramê, que significa “nó” e é um tipo de artesanato tradicional a partir do emaranhado dos fios. No próximo mês, será a vez de aprenderem a montar kokedamas, antiga arte japonesa que consiste em envolver a planta em uma esfera formada por musgos, substratos e argila, que embeleza e encanta o ambiente.

No grupo desde o primeiro encontro, a diarista Fátima Pedroso e a aposentada Sônia Fernandes, assim como Ivone, também destacam os benefícios. “Cada um aqui tem a sua dificuldade. Eu tenho déficit de memória. Gosto muito de estar nessa atividade e a certeza que tenho é que não vou desistir jamais. A equipe é bem acolhedora, preocupada conosco. Ter isso na UBS é um diferencial”, relatou Fátima. “Achei que não ia conseguir, mas fiquei muito feliz quando fiz um chaveiro. Recebemos apoio e isso é muito bom. Eu agradeço muito”, acrescentou Sônia.

Na Nova UBS Jardim do Lago também ocorre a oferta do Liang Gong, auriculoterapia, yoga e atividades físicas como ginástica funcional e pilates de solo. Também atuam no equipamento, compondo da Equipe Multi: assistente social, nutricionista, educador físico, fisioterapeuta e psiquiatra.

Uma técnica é desenvolvida a cada mês

Rede
No Município, todos os equipamentos da Atenção Básica ofertam Práticas Integrativas Complementares. Para participar, basta o usuário procurar a unidade de referência para se informar sobre a programação.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/19/na-nova-ubs-jardim-do-lago-artesanato-tem-sido-um-diferencial-como-ferramenta-terapeutica/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original