Prefeitura avança com ação para remoção de bagunça em fios de postes no Centro

Publicada em 20/03/2024 às 16:23

Nesta quarta-feira (20), a ação encabeçada pela Prefeitura de Jundiaí para remoção de bagunça em fios de postes foi intensificada. O trabalho, que começou no Centro da cidade, reuniu representantes da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), CPFL, além de empresas de internet, TV, energia elétrica e telefonia que prestam serviço em Jundiaí.

Nesta etapa, o trabalho é realizado no quadrilátero compreendido entre as ruas Senador Fonseca com a Bernardino de Campos, Marcílio Dias, Coronel Leme da Fonseca, Petronilha Antunes e Rua do Rosário. A meta é arrumar cerca de 1800 postes na região até o dia 20 de abril. Segundo a CPFL, após essa data, os fios que não seguirem as normas estabelecidas serão retirados pela empresa.

Começa ação para remoção de bagunça em fios de postes no Centro

“Hoje, junto às empresas, é reforçada a resposta para a sociedade sobre a questão dos fios, que era uma demanda antiga. Esperamos, nesse sentido, solucionar o problema dos fios soltos, que podem causar perigo aos motoristas e pedestres, além da poluição visual”, disse o diretor da UGISP, Marcio Moraes.

O município dispõe da Lei Municipal n.º 9.121, de 17 de dezembro de 2018, que regula a instalação aérea de cabos e fios para prestação dos serviços. Se a instalação não estiver dentro da norma definida na lei, a empresa está sujeita a multa no valor de 10 UFM (Unidades Fiscais do Município) e dobrada a cada reincidência. A UFM consiste, em 2023, a R$ 212,74. As empresas multadas têm 30 dias para que o pagamento da multa seja realizado. Em 2023 foram 275 notificações e mais de 70 multas aplicadas.

Comerciante do Centro há cerca de 30 anos, Nasser Abbas apoia o começo do trabalho. “É uma demanda que passamos à Prefeitura e que precisava de solução. Felizmente, está sendo feito, e vai proporcionar um ambiente melhor para todos”, disse.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/20/prefeitura-avanca-com-acao-para-remocao-de-bagunca-em-fios-de-postes-no-centro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original