Campanha de Multivacinação em escolas começa marcada por animação dos alunos

Publicada em 22/03/2024 às 08:00

Jundiaí iniciou nesta quinta-feira (21) a atualização de carteiras de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos em escolas. A ação integra a Campanha de Multivacinação da Secretaria de Estado da Saúde, sendo desenvolvida pelo Comitê Municipal de Coordenação das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade.

A primeira unidade foi a E. E. Padre Maurílio Tomanik, no Cecap. No local, não faltou animação e envolvimento dos alunos e da equipe escolar. Mais de 90 pais e/ou responsáveis aderiram, encaminhando o termo de autorização para os adolescentes receberem as doses necessárias.

A campanha vai ocorrer em sete escolas. Na Tomanik, a adesão foi positiva

“Novamente, fazemos essa parceria importante entre Educação e Saúde para elevar as coberturas vacinais do Município, prevenindo doenças imunopreveníveis e impedindo a reintrodução das que estão eliminadas, como a paralisa infantil. Essa também é mais uma oportunidade de disseminarmos a cultura da vacinação. Quando eles forem pais, compreenderão a importância desse ato que pode salvar vidas”, ressaltou a responsável pelo Programa Municipal de Imunização da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), enfermeira Vivian Cesar Beteli.

Somente nas escolas estaduais da cidade, a mobilização deve atingir cerca de 3,5 mil estudantes. “Nem todos precisarão das doses, mas todos estão sendo envolvidos a partir do diálogo sobre a importância de termos uma boa cobertura vacinal. A falta da vacina pode prejudicar o desenvolvimento de uma vida, além disso, quando o aluno não adoece, ele não falta”, destacou a dirigente regional de ensino de Jundiaí, Valdete Melo.

Estudantes do sexto ano, Diogo Gabriel Silva e Mariah Luisa Fortini da Silva, também fizeram questão de falar sobre a ação. “Apoiamos essa campanha. Meus pais não pensaram duas vezes e deixaram. Eu não quero ficar doente”, disse Gabriel. “Foi bem mais tranquilo do que imaginei. Não doeu. Estou aliviada e me sentindo protegida”, falou Mariah.

Programação
A estratégia vai até o dia 19 de abril. Também serão atendidas as Escolas Estaduais Alessandra Cristina Rodrigues de Oliveira Pezzato (Parque Residencial Jundiaí), Dom Joaquim Justino Carreira (Almerinda Chaves) e Professor Luiz Rivelli, e as Municipais: Maria Aparecida Silva Congílio (Novo Horizonte), Professora Nilse Moraes Leite (Parque Residencial Jundiaí) e Professor João Fernandes Neto (Morada das Vinhas).

A aplicação nos adolescentes ocorrerá mediante apresentação de autorização enviada, com assinatura dos responsáveis.  No caso das crianças das EMEBs, somente na presença dos pais. Além das vacinas que compõem o Programa Nacional de Imunização (PNI), são disponibilizadas as doses da vacina contra Covid-19.

Ao longo do ano, a Prefeitura também atuará em outras escolas públicas, avaliando e atualizando as carteirinhas. Em 2023, ação semelhante resultou na aplicação de 1.383 doses.

Os adolescentes ficaram animados com ação e comentaram sobre a importância

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/22/campanha-de-multivacinacao-em-escolas-comeca-marcada-por-animacao-dos-alunos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original