Cultura: Teatro, música erudita, exposições e programação infantil neste final de semana

Publicada em 22/03/2024 às 11:27

Para quem gosta de acompanhar as ações culturais promovidas na cidade aos finais de semana, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC), por meio dos seus equipamentos, programou apresentações bem diversas para abranger público das mais diferentes idades, com várias ações sendo oferecidas gratuitamente.

Confira a programação em cada equipamento cultural da cidade para sexta (22), sábado (23) e domingo (24):

Biblioteca Nelson Foot

A partir das 11h, neste sábado (23), “Circo Parque”, com a Trupe Pling!, um espetáculo interativo com cenas teatrais, músicas e poesias de circo, bonecos e números diversos de malabarismo, equilíbrio e  palhaçaria.

Trupe Pling! neste sábado na Biblioteca

Três artistas da trupe com sua maleta mágica apresentam um pequeno circo com seus incríveis artistas. O Mestre de Cerimônias, Malabaristas, Acrobatas, Bailarinas e Palhaços surgem em um espetáculo cheio de músicas e poesias circenses, mostrando desde a montagem da “pequena grande lona” ao ”Grand Finale”.

O público poderá visitar a exposição “Projeto Novos Olhares”, do Grêmio Cultural Professor Pedro Fávaro e a mostra do artista visual Luciano Duran “Eterna Busca”.

Na Biblioteca aos sábados também acontece a Oficina de Xadrez, aberta a todos os interessados.

A Biblioteca está localizada dentro do Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens. O horário de funcionamento aos sábados é das 10h às 17h.

Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro

O Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro segue aberto para visitação do público para conferir as suas novas instalações e na Galeria Olga de Brito conferir a exposição “Olhares sobre a Serra”, uma homenagem à Serra do Japi, importante patrimônio ambiental da cidade.

Com cerca de 20 obras, a mostra coletiva foi montada a partir de peças que compõem o acervo permanente da Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, de oito diferentes artistas: Beto Cecchi, Bianca Foratori, Dimitri Kuriti, Elvio Santiago, Elvis da Silva, Gabriel Neves, Inos Corradin e Stella Pinheiro.

“Olhares sobre a Serra”, uma homenagem à Serra do Japi em exposição no Centro das Artes

Trata-se de esculturas, fotografias e pinturas – óleo sobre tela, acrílico e acrílico sobre papel -, montadas para homenagear este importante remanescente de Mata Atlântica no território paulista e que é tombado em nível estadual junto ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

O Centro das Artes está localizado na rua Barão de Jundiaí, 1.093 – Centro e seu horário de funcionamento aos sábados e domingos é das 10h às 18h.

Fábrica das Infâncias Japy

Neste sábado (23), a partir das 9h acontece a posse do Comitê das Crianças 2024. O Comitê das Crianças, uma das iniciativas da Prefeitura pelo programa municipal Jundiaí Cidade das Crianças, terá nesta data duas importantes atividades. Além da entrega pelos integrantes do grupo de 2023 do documento final com seus pedidos e sugestões ao prefeito Luiz Fernando Machado, também será realizada a posse oficial dos integrantes sorteados para compor o grupo durante o ano de 2024.

Na sequência acontece uma apresentação de balé com a bailarina, atriz e atleta Camila Tamara Rosolem que celebra o Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado na quinta-feira (21), e dedicado para defender os direitos, inclusão e bem estar das pessoas com Síndrome de Dow. A apresentação reforça as políticas públicas desenvolvidas em Jundiaí de direito a vida e a diversidade.

E para o domingo, dia 24, a partir das 10h30, a garotada vai participar da atividade “A prática leva à diversão”, com os integrantes do Grupo Allegro de Danças que visa estimular as crianças a praticarem com disciplina, sem perderem o brilho e a diversão, para tudo o que almejam alcançar.

Fala também, sobre superação, disciplina, encorajamento, aceitação de pequenas frustrações e superação para se alcançar o que se almeja. Estimula a diversão de aproveitar cada etapa do caminho, celebrar pequenas conquistas e dividir grandes desafios em pequenas partes que, praticadas um pouquinho por dia ou com constância, nos levam à superação, à evolução, sem perder a diversão!

A mensagem final de que nada é impossível quando se tem vontade e que excelência não é um ato, e sim um hábito. Pequenos hábitos nos levam a alcançar grandes metas. E que sucesso não é nunca errar ou perder, mas nossa capacidade de resistirmos, apesar dos tombos, erros e desafios!

A Fábrica das Infâncias está localizada na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens. O horário de funcionamento do local, aos finais de semana é das 9h às 13h.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão

A exposição programada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) consiste em permitir ao público percorrer todas as salas do Museu sem uma exposição montada, mas sim pelas instalações e ambiências do prédio histórico.

Uma visita ao Solar para observar e conhecer a história de cada espaço do Museu

Trata-se de uma proposta inovadora e metalinguística, que ressalta o patrimônio enquanto motivo da visita, e permite que o público observe a sua arquitetura, reflita sobre as suas instalações e analise os reflexos do passado estampados em suas paredes, teto e pavimento.

O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro e seu horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.

Museu dos Ferroviários

No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

A história da ferrovia paulista pode ser conhecida durante a visita

O Museu está localizado na avenida União dos Ferroviário, 1.760, dentro do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). O horário de funcionamento aos finais de semana é das 10h às 17h.

Pinacoteca Diógenes Duarte Paes

O visitante poderá conferir a exposição “desIGUAL”, da artista visual Thays Leonel. Contemplada pelo Programa de Ação Cultural de São Paulo (ProAC), as mais de 40 obras expostas de acordo com a curadora, chama a atenção para os limites e negligências que permeiam a vida das mulheres, abordando temas como: a desigualdade entre os sexos e sua ligação com raça e classe; a falta de representatividade das mulheres na esfera pública e suas consequências; e as violências estruturais sofridas por elas, fisicamente e emocionalmente. Classificação indicativa: 12 anos.

Uma das obras de Thays Leonel em exposição na Pinacoteca

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro e horário de funcionamento tanto no sábado quanto no domingo é das 10h às 17h.

Teatro Polytheama

No palco do Polytheama, nesta sexta-feira (22), às 20h, apresentação do espetáculo teatral “O futuro da humanidade”, uma adaptação da obra de Augusto Cury, considerado o psiquiatra mais lido no mundo.

A trama narra a história de Marco Polo, um jovem psiquiatra idealista, que se rebela contra os métodos de tratamento psiquiátrico impostos por seus superiores, onde o uso de psicotrópicos se sobrepõe à terapia psicológica e as questões que envolvem a mente de cada pessoa como um ser único.

Explorando a mente e a alma humanas, ele desenvolve suas próprias teorias e terapêuticas, defendendo uma abordagem humana e individualizada da saúde mental, enquanto luta pelo amor de uma mulher insegura e problemática, que esconde dele um grande segredo.

Os ingressos para “O futuro da humanidade” variam entre 45 e 120 reais.

Para o sábado (23), música erudita dentro da programação dos “Concertos Astra-Finamax -26ª temporada”, com a Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes. O espetáculo está previsto para às 20h, mas antes do concerto, às 18h30, será realizado no hall de entrada do teatro uma palestra educativa temática. Ingressos a 10 reais.

E no domingo (24), às 19h apresentação do humorista, ator e roteirista Glauber Cunha com o espetáculo “Dona Sônia: Eu não digo é nada” estrelado por Dona Sônia, sua personagem que ganhou a internet com mais de 700 milhões de visualizações e levou 15 mil espectadores ao teatro em todo o país.

Dona Sônia é uma mãe raiz e uma dona de casa que se dedica à família sempre com muito amor e carinho, mas sem deixar de ser firme na criação dos seus filhos. No espetáculo, Dona Sonia conta um pouco de suas experiências de vida, interagindo com a plateia sobre estas vivências. Ingressos variam entre 35 e 100 reais.

Para todos os espetáculos deste final de semana os ingressos podem ser adquiridos tanto nas bilheterias do Teatro Polytheama e do Centro das Artes, quanto na internet, por meio da plataforma Sympla.

O Teatro Polytheama fica na Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro.

Assessoria de Imprensa
Fotos: fotógrafos da PMJ/divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/22/cultura-teatro-musica-erudita-exposicoes-e-programacao-infantil-neste-final-de-semana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original