Dengue: com a chuva, a verificação no quintal precisa ser redobrada

Publicada em 22/03/2024 às 16:49

Parou de chover? É hora de redobrar a atenção, verificando se não há nada que possa acumular água e servir de criadouro do mosquito Aedes aegypti nos imóveis. Boletim de Arboviroses desta sexta-feira (22) aponta que Jundiaí está com 2.187 casos de dengue confirmados. No País, já são mais de 2 milhões de ocorrências prováveis e 682 mortes.

“Sabemos que, se o mosquito não nascer, não temos casos. A prevenção é fundamental para evitarmos a doença. Quem olha o quintal uma vez por semana precisa aumentar as vistorias, principalmente quando chove. Quem não faz isso, precisa começar a fazer. Basta um brinquedo esquecido, um lixo descartado de maneira inadequada para termos um foco de mosquito bem próximo de nós. É necessário também retirar os pratos dos vasos, que ainda são os criadouros mais encontrados”, ressalta o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

A vistoria é necessária para a eliminação da água acumulada. Pratos de vasos precisam ser retirados

A gerente da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), biomédica Ana Lúcia de Castro Silva, lembra que o ciclo do Aedes é dividido em quatro etapas: ovo, larva, pupa e mosquito adulto. “A fêmea deposita os ovos na parede do recipiente, que em contato com a água libera a larva e, em seguida, a pupa. Em sete dias, uma nova geração de mosquito está apta a transmitir as arboviroses”, frisa.

Do total de ocorrências do Município, 1.915 são autóctones, 147 importadas e 125 estão em investigação para determinação de local de transmissão. 2.952 exames estão no aguardo de resultados.

Em toda a cidade, ações para o combate e a prevenção estão ocorrendo, inclusive aos finais de semana.  Neste sábado (23), equipes da VISAM e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) concluem trabalho casa a casa de orientação e busca de criadouros na Vila Rami e no Jardim do Lago.

Rede de Atendimento
Em caso de sintomas, para dar vazão à necessidade de atendimento imediata, toda a rede de Atenção Básica — Unidades Básicas de Saúde, Novas UBSs e Clínicas da Família — é porta de entrada dos casos leves e moderados. Já as pessoas com mais de 60 anos, que tenham comorbidades ou que apresentem sinais de agravamento da doença, devem buscar atendimento nos Prontos Atendimentos Hortolândia, Ponte São João e Retiro ou na UPA Vetor Oeste.

Os principais sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito. Já os sinais de alarme que indicam uma evolução potencialmente mais grave são: dor abdominal intensa; náuseas; vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

Desde dezembro, a Prefeitura, a partir da Sala de Situação da Saúde, composta por técnicos de diversas Unidades de Gestão, monitora diariamente o cenário para a adoção de medidas antecipadas e de forma transparente.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/22/dengue-com-a-chuva-a-verificacao-no-quintal-precisa-ser-redobrada/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original