2ª edição do Jundiaí Matsuri 2024 termina neste domingo (24)
Publicada em 23/03/2024 às 18:48O prefeito Luiz Fernando Machado, acompanhado da Primeira-dama, Vanessa Machado, visitou neste sábado (23) no Parque Comendador Antonio Carbonari – Parque da Uva durante a 2ª edição do Jundiaí Matsuri 2024 – “Uma Celebração a Cultura Japonesa”. O evento segue até domingo (24), com apresentações, culturais e gastronomia do Japão.
Durante a cerimônia de abertura, o prefeito aproveitou para parabenizar toda a comunidade. “Jundiaí tem por característica ser uma cidade acolhedora. Os mais diversos povos adotaram a cidade como moradia e criaram raízes e a cultura japonesa por meio da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Jundiaí (Nipo Jundiaí) tem feito a diferença, valorizando a tradição e abrindo oportunidades na geração de empregos e renda”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.
O Jundiaí Matsuri se destaca como um evento cultural e gastronômico que reúne os principais artistas e nomes da comunidade japonesa do Brasil. Os visitantes poderão desfrutar de diversas atrações e uma programação recheada de shows musicais, danças folclóricas e apresentações de taikô, desfiles e concursos de cosplay.
“A relação Brasil/Japão é ótima, é só olharmos a quantidade de empresas japonesas que temos ao nosso redor, isso abre espaço para a geração e captação de empregos e a oportunidade de conhecermos e nos aprofundarmos em outra cultura”, destacou José Antonio Parimoschi, gestor de Governo e Finanças de Jundiaí.
O gestor de Agronegócios, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez, reforçou a importância da Festa. “O Festival valoriza a cultura japonesa tradicional, sua culinária, mas, também agrega as novas tendências culturais. Uma oportunidade única para os munícipes e os visitantes que aquecem a economia local, ocupando os hotéis e visitando nossa cidade”, avaliou o gestor.
Para o diretor da Nipo Jundiaí, Célio Okamura Fernandes, o Jundiaí Matsuri 2024 é a realização de um grande sonho. “A festa era o que faltava para a comunidade japonesa ficar realizada. Nós queremos dividir nossa cultura, nossos costumes e esse espaço é de extrema importância para a divulgação desse tão sonhado projeto”, declarou.
O Jundiaí Matsuri tem entrada solidária, com 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (FUNSS). A doação poderá ser feita em qualquer uma das entradas do Parque da Uva.
Também participaram da solenidade o vereador e presidente da Câmara, Antonio Carlos Albino, a Consul Geral Adjunta do Japão em São Paulo, Chiho Komuro, o ex-prefeito de Jundiaí, Miguel Haddad, o Superintendente da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS), José Galvão Braga Campos e demais gestores das unidades de Jundiaí.
Logo após, o Prefeito Luiz Fernando Machado e a Primeira-dama, Vanessa Machado, visitaram o Fundo Social de Solidariedade, onde acontecia uma palestra do Projeto Poderosas, que ajuda mulheres vítimas do câncer de mama a reencontrar a autoestima e assim, retornar a vida normal.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
07/06/2024
DAE recupera planta de “encanamentos e esgoto” do século 19
-
04/02/2024
Comitê Integrado realiza o monitoramento dos blocos de Carnaval
-
29/11/2023
IPREJUN celebra 31 anos da Previdência Municipal com espetáculo para segurados
-
21/11/2023
Jundiaí marca presença em evento no Recife sobre a Primeira Infância
Baixe as fotos desta notícia na resolução original