Conselho do Patrimônio Cultural realiza eleição para vagas remanescentes

Publicada em 23/03/2024 às 08:00

Até o dia 19 de abril, estão abertas as inscrições para o preenchimento de 11 vagas remanescentes do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Jundiaí (COMPAC), bem como para os interessados em participar do processo eleitoral, no dia 14 de maio, a partir das 19h, de forma presencial, no Espaço Expressa, quando acontecerá a assembleia.

Na oportunidade, serão eleitos um membro titular e seis suplentes para representantes da comunidade e um membro titular e seis suplentes representantes de associações com atuação ligada ao patrimônio histórico. Os eleitos para compor o COMPAC se juntarão aos conselheiros do atual mandato, referente ao biênio 2023/2025.

Eleição para vagas remanescentes acontecerá em 14 de maio no Espaço Expressa

O COMPAC é um órgão consultivo e deliberativo, com participação na política municipal de proteção do patrimônio cultural, coordenada pela Unidade de Gestão de Cultura, que inclui entre suas diretrizes a promoção da formação de uma cultura de preservação do patrimônio cultural na cidade, por meio de ações que gerem informação, mobilização e participação da população.

Os interessados em integrar o conselho ou participar como eleitor podem se inscrever pelo site da Cultura, acessando o link https://cultura.jundiai.sp.gov.br/editais-e-regulamentos/, onde encontrarão o edital completo, bem como as fichas de inscrição.

Em caso de impossibilidade de acesso ao endereço eletrônico o interessado poderá inscrever-se através de ficha impressa disponível na recepção da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), no Espaço Expressa – Avenida União dos Ferroviários, 1760 – Centro, das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira.

São requisitos para a candidatura no segmento “Comunidade” ser munícipe de Jundiaí, comprovado pelo endereço; e não ser detentor de cargo em comissão ou em função de confiança vinculada ao município.

Podem votar somente os inscritos como moradores da cidade, conselheiros titulares e os suplentes e candidatos inscritos e presentes. Os eleitores deverão comparecer ao local de votação com documento de identidade com foto.

De acordo com o Presidente do COMPAC, arquiteto Elizeu Marcos Franco, “o Conselho se reúne uma vez por mês para as reuniões ordinárias, quando são tratadas ações para a preservação do patrimônio cultural municipal, que incluem, por exemplo, a manifestação dos membros sobre intervenções a serem realizadas em bens culturais arquitetônicos e urbanísticos ou a identificação e proteção de novos bens culturais, materiais e imateriais. É com a participação da população, representada por membros da comunidade e de instituições da sociedade civil, que se torna possível a formação de um patrimônio cultural coletivo, abrangente e diversificado.”

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/23/conselho-do-patrimonio-cultural-realiza-eleicao-para-vagas-remanescentes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original