Com foco em Educação Patrimonial, Cultura segue com caminhadas mediadas por bens da cidade

Publicada em 24/03/2024 às 08:00

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) abriu inscrições gratuitas para quatro roteiros temáticos de caminhadas mediadas por bens culturais da cidade. Com mediação da equipe do Departamento de Patrimônio Histórico, os roteiros disponíveis seguem o formato das visitas mediadas do Mês do Patrimônio do ano passado. São eles: “Centro Histórico – Patrimônios Culturais da Colina”, “Vila Arens e a Industrialização”, “Arquitetura Sacra: do Período Colonial ao início da República” e “Espaço Expressa – Arqueologia das antigas Oficinas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro”.

CONFIRA OS DETALHES DE CADA CAMINHADA

“Trata-se de mais uma iniciativa de Educação Patrimonial desenvolvida pela Cultura com foco no incentivo à preservação e proteção dos bens culturais do Município, na apropriação das memórias do passado e na garantia às futuras gerações do direito à sua História”, explica o diretor do DPH, Elizeu Marcos Franco.

Grupos de escoteiros já participaram da caminhada pelo Espaço Expressa durante a formatação da iniciativa

Os interessados devem se inscrever por meio dos formulários on-line. Para integrantes de instituições organizadas, estudantes, professores, acadêmicos e profissionais da área, as agendas disponíveis para este semestre são às quartas-feiras. Já para os interessados da comunidade em geral, as agendas disponíveis são aos sábados. Cada roteiro feito a pé tem duração estimada de três horas (das 9h às 12h, para as visitas da manhã, e das 14h às 17h, no período da tarde).

As caminhadas programadas do “Centro Histórico – Patrimônios Culturais da Colina” percorrem alguns dos bens que também fazem parte da Rota Turística do Centro Histórico, como a Pinacoteca Municipal, o Teatro Polytheama, o Solar do Barão e o Centro das Artes. Para os grupos segmentados, as visitas serão nos dias 03 de abril e 08 de maio, e para os interessados em geral no dia 06 de abril.

Já pela “Vila Arens e a Industrialização”, a caminhada tem início na Estação Ferroviária e segue pelos pontos onde se encontravam algumas das primeiras indústrias instaladas no Município, como a Tecelagem Japy, Arens Irmãos e a Sociedade Argos Industrial. As agendas de grupos segmentados abertas são nos dias 10 de abril e 15 de maio. Já para a comunidade em geral, há agenda para o dia 20 de abril.

Pelo roteiro “Arquitetura Sacra: do Período Colonial ao início da República”, as caminhadas percorrem igrejas representativas da história do Município, como a Catedral, igreja de Sant’Anna e mosteiro de São Bento, e a igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Nos dias 17 de abril e 22 de maio, há agenda para grupos segmentados e no dia 25 de maio para interessados da comunidade em geral.

E pela caminhada do “Espaço Expressa – Arqueologia das antigas Oficinas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro”, os visitantes irão percorrer os diversos pontos do único patrimônio cultural de Jundiaí tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), além de analisar a arquitetura residencial no entorno do antigo conjunto fabril ferroviário, nas ruas Prudente de Moraes e XV de Novembro. Para os grupos segmentados, as agendas disponíveis são nos dias 24 de abril e 29 de maio, em ambos os períodos. Já para os interessados em geral, será 29 de junho.

Além das datas já divulgadas para o próximo bimestre, grupos interessados na montagem de outras agendas podem entrar em contato com o DPH por meio dos telefones (11) 4589-6824/6825.

Pela região central da cidade, interessados poderão participar das caminhadas pelos Patrimônios Culturais da Colina e de Arquitetura Sacra

Mais Educação Patrimonial
Além dos quatro roteiros de caminhadas, a Cultura oferece ainda a “Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra em Jundiaí” e que percorre pontos marcantes da presença e da resistência da população negra no Município. As novas agendas para 2024 serão divulgadas em breve.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/24/com-foco-em-educacao-patrimonial-cultura-segue-com-caminhadas-mediadas-por-bens-da-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original