Saúde inicia Campanha de vacinação contra a Influenza

Publicada em 25/03/2024 às 17:47

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) começou a vacinar, nesta segunda-feira (25), a população a partir de 70 anos contra a Influenza (gripe). A dose está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família, das 8h30 às 11h30. Até quarta-feira (27), a campanha é destinada exclusivamente para essa faixa etária. Entre os dias 1 e 5 de abril, haverá a ampliação para idosos com 60 anos ou mais.

“Na cidade, temos mais de 77 mil idosos que devem receber o imunizante. Para garantir mais agilidade ao atendimento, diminuindo o tempo de espera que pode ser gerado nos serviços de saúde, escalonamos, iniciando pela população mais suscetível a doença. Gradativamente, vamos ampliando para os demais públicos que fazem parte dos grupos prioritários”, informa coordenadora da Vigilância Epidemiológica, órgão da UGPS, enfermeira Maria do Carmo Possidente.

Vacinação é escalonada, por idade, para atender idosos de maneira eficiente

O aposentado Luiz Eduardo Mendes foi um dos primeiros a receber a dose na UBS Morada das Vinhas. “Todos os anos, eu tomo. Fiquei sabendo e fiz questão de receber logo. Eu sei que leva um tempo para fazer efeito e como eu quero estar protegido no inverno, eu corri para o posto”, comentou.

A pensionista Clayde Inês Valério fez o mesmo. “Eu tinha gripes fortes, ficava com muita dor no corpo. Mas, desde que comecei a tomar, não passei mais por isso. Agora é bem mais sossegado. É uma vacina importante, que faz bem”, ressaltou.

A vacina contra Influenza é atualizada anualmente para que a dose seja efetiva na proteção contra as cepas dos principais vírus que circulam no País. A dose pode ser aplicada junto a qualquer vacina do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e também com o reforço contra a Covid-19. “Lembramos que essa também é uma oportunidade para os idosos receberem o reforço da vacina bivalente, se a última dose foi há mais de seis meses. O vírus da Covid continua em circulação e a vacinação auxilia a prevenir o agravamento, reduzindo as internações e os óbitos”, acrescenta Maria do Carmo.

Para receber a vacina contra Influenza, é necessário apresentar documento com CPF. O registro será feito no sistema de informação, seguindo determinação do Ministério da Saúde.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/25/saude-inicia-campanha-de-vacinacao-contra-a-influenza/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original