Cultura: E-book do 1º Prêmio Jundiaí de Literatura já está disponível

Publicada em 30/03/2024 às 08:00

Já é possível acessar no site oficial da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), https://cultura.jundiai.sp.gov.br/premio-jundiai-de-literatura/ o E-book que reúne os textos dos 20 vencedores do 1º Prêmio Jundiaí de Literatura, concurso realizado em 2023 pela Prefeitura, numa criação da Cultura, por meio da Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot, em parceria com a Câmara Setorial de Literatura e Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e que distribuiu prêmios que ultrapassaram R$ 36 mil.

Lançado com o objetivo de impulsionar a expressão literária contemporânea, cultivar talentos locais, construir uma ponte de compreensão e conexão entre o mundo e as pessoas, promover o intercâmbio entre escritores de diversas vertentes e gerações, além de fornecer indicadores do cenário literário autoral da atualidade o 1º Prêmio Jundiaí de Literatura teve como tema o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), numa proposta alinhada ao programa municipal Jundiaí Cidade das Crianças, iniciativa que concentra as políticas públicas prioritárias e intersetoriais da Prefeitura para as Infâncias.

Para o diretor de Cultura, João Carlos de Luca o Prêmio Jundiaí de Literatura partiu da ideia de incentivar a escrita e a leitura. Além disso, expandir a visão da biblioteca, mostrando outras possibilidades dentro desse ambiente. Desde que a UGC assumiu a Biblioteca Prof. Nelson Foot temos realizado com a equipe do setor diversas ações interligando ao espaço apresentações, de teatro, contação de histórias, música, dança e exposições, fazendo assim que a comunidade tenha acesso a todas vertentes culturais, destacou o diretor.

Os vencedores do Prêmio Jundiaí de Literatura, no dia da premiação na Biblioteca Nelson Foot

Todos os trabalhos inscritos no Prêmio Jundiaí de Literatura foram avaliados por banca externa contratada pela Cultura e que teve como critérios de avaliação a criatividade e originalidade, adequação ao gênero literário, coerência, qualidade da narrativa e adesão ao tema proposto.

Dividido em quatro categorias Talento Mirim (de 8 a 12 anos), o eixo escolhido foi a poesia e o tema “Direitos da Criança e do Adolescente”. Já na categoria Jovem Talento (13 a 18 anos), o eixo apontado foi o do Conto, para tratar da importância da Educação como ferramenta de mudança e justiça social.

Já na categoria Adulto (maiores de 18 anos), os participantes tiveram de apresentar trabalhos no formato de Crônica, abordando a importância do acesso à educação e aos livros para o desenvolvimento e formação dos cidadãos.

E pela categoria Prata da Casa, voltada aos interessados maiores de 18 anos e residentes em Jundiaí, a proposta escolhida foi a Prosa Poética para tratar da importância da luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes, bem como as consequências de sua falta.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/30/cultura-e-book-do-1o-premio-jundiai-de-literatura-ja-esta-disponivel/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original