Transporte Público: Pagamento com cartão de crédito e débito cresce na cidade

Publicada em 01/04/2024 às 12:32

A adesão ao pagamento com cartão de débito e/ou crédito para a utilização do transporte público vem crescendo de forma significativa, em Jundiaí. Implantado em 2020, o município foi o primeiro da América Latina a disponibilizar a tecnologia em 100% da frota.

“Jundiaí cresce mirando o futuro. Utilizamos a tecnologia a favor do transporte público no intuito de melhorar a vida das pessoas. Diminuindo o tempo que o usuário gasta desde a entrada nos terminais quanto nos ônibus, gerando agilidade, comodidade e segurança para o cidadão que utiliza do transporte coletivo”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), Aloysio Queiroz.

Pagamento via cartão de crédito ou débito é feita desde 2020 na cidade

Dados do Departamento de Transporte Público (DTP) da UGMT mostram que, em 2020, ano em que a cobrança via cartão de crédito ou débito foi implantada, 5.296 pessoas utilizaram o sistema. Já em 2023, 1.057.785 pessoas utilizaram do benefício. Uma estimativa realizada pela UGMT aponta que aproximadamente 1.460.000 usuários devam utilizar do sistema de pagamento via cartão de débito/crédito em 2024.

O preparador de barbotina, Genivaldo José, costuma realizar o pagamento com cartão de crédito e/ou débito nos terminais quando ele está de folga do serviço. “Eu costumo pagar a passagem quando eu não estou trabalhando e isso facilita demais. Não preciso pegar fila nos guichês, agilizando o meu dia a dia”, analisa o Genivaldo.

Genivaldo José, utiliza o serviço desde quando foi implantado

Segundo a Transurb (Transportes Urbanos de Jundiaí), é possível fazer as viagens utilizando os cartões de qualquer bandeira, sendo as mais usada: Mastercard (77%), Visa (16%), Elo (5%) e Maestro (2%).

A cabeleireira Larissa Pereira usa diariamente o transporte público. Para ela, a tecnologia aliada ao transporte coletivo facilita e muito a vida da população. “Hoje em dia quase não se usa mais dinheiro físico. A gente consegue pagar tudo por cartões ou celular, além de nos proporcionar uma maior segurança também”, destaca.

Larissa Pereira utiliza somente os cartões para fazer o pagamento das passagens

Atualmente Jundiaí, conta com uma frota 227 ônibus, todos adaptados, todos com sinal de wi-fi, carregadores de celular com entrada USB e 4 câmeras de segurança por veículo, além disso, 92 ônibus possuem o sistema de ar-condicionado, proporcionando maior conforto e acessibilidade aos usuários.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/04/01/transporte-publico-pagamento-com-cartao-de-credito-e-debito-cresce-na-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original