Biblioteca recebe exposição dos alunos da EMEB Marcos Gasparian sobre “A arte de Inos Corradin”

Publicada em 02/04/2024 às 13:24

Será aberta nesta quarta-feira (03), às 10h, na Biblioteca Nelson Foot (BNF), no Espaço Sônia Cintra, a exposição “A arte de Inos Corradin”, uma releitura inspirada nas obras da coleção “Equilibristas”, pelos alunos dos quartos e quintos anos da EMEB Marcos Gasparian, sob a mediação da professora de Arte, Cristiana Liciardo.

A exposição é o resultado do projeto da Unidade de Gestão de Educação (UGE) “Voa Pé” cuja proposta visa a utilização de espaços públicos anexos ou próximos das EMEBs, propondo novos desafios, aprendizagens e trazendo inovações para o cotidiano dos estudantes em meio às propostas de desemparedamento, com atividades lúdicas, culturais ou esportivas.

O início das atividades pelos alunos da EMEB Marcos Gasparian foi em 2022 e consistiu em um processo investigativo e sensível, que vem de inspirações das produções de Inos Corradin, grande artista, que é conhecido no Brasil e no mundo.

O processo de criação reúne 18 painéis de 1,91 X 1,31, os quais foram produzidos no ambiente escolar, com as crianças adentrando no universo do artista, conhecendo algumas de suas obras e participando de experiências artísticas com materialidades e suportes, entre cores e formas em um processo criativo, o qual visou a autonomia e o protagonismo da criança.   

Durante todo o processo os alunos também participaram de um momento onde conheceram o artista e seu filho Sandro Corradin em visitas feitas ao ateliê de Inos e assim, puderam   aprofundar os conhecimentos sobre outras técnicas; entre elas, pintura, escultura e gravura, bem como saber um pouco mais sobre a vida do artista que é pintor, cenógrafo, gravador e desenhista, nascido em Vogogna, na Itália em 1929. Estudou em Castelbaldo com Tardivello, e ao se mudar em 1950 para o Brasil, fixou-se em Jundiaí.

“A arte de Inos Corradin” poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 10h às 17h, até o dia 29 de abril. A entrada é gratuita. A Biblioteca Nelson Foot está localizada dentro do Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396 – vila Arens.

Assessoria de Imprensa
Fotos: divulgação UGE


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/04/02/biblioteca-recebe-exposicao-dos-alunos-da-emeb-marcos-gasparian-sobre-a-arte-de-inos-corradin/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original