Programa de Oficinas Culturais contempla atividades nas mais diversas linguagens artísticas

Publicada em 06/04/2024 às 08:00

Com cerca de 25 turmas em atividades, o programa de oficinas culturais viabilizado pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) tem impactado mais de 380 pessoas, inscritas nos grupos em andamento na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), na Fábrica das Infâncias Japy e na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes.

“A proposta do programa de oficinas vai ao encontro da convicção de que a Cultura é o elemento transformador da sociedade e da importância da oferta, enquanto política pública, de formação cultural, de modo gratuito, nas mais diversas linguagens e em diversos dos nossos espaços”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Uma das alunas inscritas é a Ádila Oliveira, de 28 anos, que participa da oficina de Escrita Criativa às quintas-feiras à tarde, na Biblioteca, com a oficineira Thalita Cini. “Estou no início da minha carreira como escritora independente e, quando vi a divulgação no site da Cultura, me inscrevi, pois tinha tudo a ver. Quero aprimorar minhas técnicas, principalmente na escrita de poemas e em textos de proposta didática”, comentou.

Ádila encontrou a oficina certa para fazer no início da sua carreira como escritora independente

Já o advogado José Mateus participa atualmente de três oficinas do programa. “Aqui no Espaço Expressa, participo das oficinas de Percussão (Pandeirada), com o Alexandre Faria, e de Teatro – Improvisação, Movimento e Som, com a Maria Clara Ferreira. E na Biblioteca, faço Escrita Criativa, com o professor Hildon Vital de Melo. Acho a proposta fantástica e a qualidade das oficinas excelente. Eu também sou palhaço e gosto muito de aprender assuntos e técnicas que complementem essa atividade.”

O programa este ano traz oficinas nas mais diversas linguagens artísticas. No segmento da Dança, as oficinas em andamento são Jazz Dance e Ballet Clássico (infantil e adulto). Já no Teatro, as opções foram Improvisação, Movimento e Som, Teatro com Montagem e Teatro Físico e Mímica. Na Música, os grupos desenvolvem atividades de Violão Popular – a arte das seis cordas, Musicalização para crianças com ukulele, flauta doce e percussão.

Já entre as Artes Visuais, foram abertos grupos de Arte Terapia, Arte Impressa: recurso criativo e registro histórico, Escultura e modelagem em clay, Cor e Forma: a composição na prática artística e Pintura em papel. Já no segmento do Audiovisual, a opção foi de Introdução à História do Cinema mundial. Além das turmas de Capoeira, Escrita Criativa e Publicação de livros: da escrita à impressão.

Inscrito em três oficinas, José Mateus elogia a proposta e a qualidade dos arte-educadores e oficinas disponíveis

Mais oficinas
Os interessados ainda podem se inscrever gratuitamente em três oficinas do programa, nas categorias Dança e Música. São elas:

  • Babyclass (Ballet Clássico), com a arte-educadora Raquel Medéia: realizada na Fábrica das Infâncias Japy, às terças-feiras, das 10h às 11h, para bebês entre os seis meses e os três anos de idade – Faça sua inscrição pelo formulário on-line;
  • Arte das seis cordas (violão popular), com o arte-educador Abimael Landim: realizada no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), às terças-feiras, das 9h às 10h30, para o público interessado maior de 25 anos – Faça sua inscrição pelo formulário on-line;

A UGC também irá divulgar em breve novas inscrições de oficinas culturais para realização na Pracinha da Cultura do Vista Alegre, em programa com centenas de vagas e propostas de atividades nas mais diversas linguagens artísticas.

Programa tem atividades em diversos espaços culturais, como a Biblioteca Municipal, onde são realizadas, entre outras, oficinas de Escrita Criativa

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/04/06/programa-de-oficinas-culturais-contempla-atividades-nas-mais-diversas-linguagens-artisticas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original