No segundo concerto da temporada, Orquestra traz programa com clássicos de Mozart e Brahms

Publicada em 07/04/2024 às 08:00

Neste sábado (13), a partir das 20h, o Teatro Polytheama recebe o segundo concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ) na temporada 2024. O programa da noite de espetáculo traz a abertura da ópera “A Flauta Mágica” e o Concerto para Flauta e Harpa do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart e a Sinfonia Nº 3 em Fá Maior, do alemão Johannes Brahms.

Para a apresentação da segunda obra, a OSMJ, que é um dos corpos artísticos municipais ligados à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), contará com as participações especiais na segunda obra das solistas Cláudia Nascimento, na flauta, e Liuba Klevtsova, na harpa.

“Será um concerto de muita generosidade musical, com obras de grande porte e enormemente reverenciadas pelo meio sinfônico, e com a participação de duas grandes solistas, que transbordam musicalidade. Na ópera “A Flauta Mágica”, Mozart traz a alegoria dos ritos e os elementos e pensamentos maçônicos. Já a segunda obra a ser apresentada é um concerto escrito por Mozart para um duque francês, que era flautista, e sua filha harpista durante sua estada na França aos 21 anos de idade. Já em sua terceira sinfonia, uma das obras de Brahms mais conhecidas, especialmente pelo seu terceiro movimento, o autor constrói sobre o motivo F-A-F (Fá, Lá, Fá) – “Frei aber Froh”, que significa “Livre, mas feliz” em resposta ao seu amigo Joseph Joachim, que dizia “Frei aber Einsam” – “Livre, mas solitário”. Espero que o público se deleite com esse repertório que tanto me inspira!”, comentou a maestrina Claudia Feres, que é regente e diretora artística da OSMJ.

CONFIRA AS FOTOS DO 1º CONCERTO DA TEMPORADA

Os ingressos gratuitos ficarão disponíveis a partir da sexta-feira (12) a partir das 10h30, na internet, por meio da plataforma Sympla e na bilheteria do Centro das Artes, e a partir das 15h na bilheteria do Teatro Polytheama. Cada interessado poderá retirar até dois ingressos, inclusive nos totens eletrônicos posicionados em ambos os equipamentos culturais.

Os detalhes da temporada 2024 da OSMJ podem ser conferidos no site da Cultura.

O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4586-2472.

Segundo concerto da temporada será neste sábado (13), às 20h, no Teatro Polytheama

As solistas
Natural de São Paulo, Cláudia Nascimento é flautista e traz em sua carreira experiências formativas e apresentações. No Brasil, já se apresentou com a Orquestra Jovem e da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, da Orquestra Experimental de Repertório (OER), das Orquestras Sinfônicas Brasileira (OSB), de Porto Alegre (OSPA), de Campinas (OSMC), além dos festivais de Inverno de Campos do Jordão, de Artes de Itu. Além das participações em conservatórios, orquestras e concursos de Rueil-Malmaison, Poissy, Picardia, Ostinato, d’Harmonie d’Eure-et-Loir, na França, e da Camerata Bariloche, na Argentina. É professora na Academia de Música da Osesp e da EMESP Tom Jobim, e membro do Conselho de Administração da Osesp.

Já a harpista Liuba Klevtsova é natural de Moscou, na Rússia, e iniciou seus estudos aos 7 anos de idade. Estudou no Colégio do Conservatório Estatal de Moscou P. I. Tchaikovsky e no Conservatório de Moscou e atualmente é mestranda Universidade Federal da Bahia. Como solista, esteve à frente da Osesp, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, da OSPA, da Orquestra de Câmara da ECA-USP (OCAM) e da Petrobras Sinfônica, e já ministrou cursos em diversos festivais, como o de Inverno de Campos do Jordão e o Internacional de Música do SESC, em Pelotas (RS). Atualmente é também professora de harpa da Academia de Música da Osesp e uma das responsáveis pelo projeto Mulheres na Música.

Confira os detalhes do programa do concerto

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ e Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/04/07/no-segundo-concerto-da-temporada-orquestra-traz-programa-com-classicos-de-mozart-e-brahms/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original