Formação une Música e Cultura de Paz em vivências para educadores municipais

Publicada em 10/04/2024 às 17:49

Como parte das iniciativas do programa Escola Inovadora, a Unidade de Gestão de Educação promoveu nesta quarta-feira (10) uma formação para educadores unindo o projeto MusicAR-TE e o Cria na Paz, este último uma das iniciativas da Prefeitura vinculadas à campanha Pé de Infância da Rede Urban95 para estímulo à autoconsciência e comunicação assertiva entre os cuidadores e a criança com foco na redução da violência.

A atividade reuniu, em turmas do período da manhã e da tarde, cerca de 160 educadores de oito escolas de todos os três segmentos da rede municipal – Educação Infantil 1 e 2 e Ensino Fundamental 1 -, no auditório do Fundo Social de Solidariedade (Funss).

Formação com educadores contou com vivências e brincadeiras musicais, envolvendo a voz, o corpo e o uso de objetos

Entre dinâmicas individuais e coletivas mediadas por Fernanda Sifuentes e Daniel Roza do MusicAR-TE, os educadores participaram de vivências e brincadeiras musicais sobre o silêncio, a vida sonora intrauterina, recordações sobre canções de ninar, além de marcações de ritmo, melodia, pulsação e harmonia, com o uso da voz, do corpo e de objetos.

“Vinculadas ao eixo de formação dos educadores do programa Escola Inovadora, as horas de estudo e de trabalho para os nossos profissionais são estes momentos que contribuem para a qualificação, troca e integração das equipes. No caso destes grupos de hoje, tivemos não só a integração de todos os segmentos da rede, como também de duas importantes iniciativas da UGE, que são o MusicAR-TE e o Cria na Paz, e que certamente terão reflexos positivos na qualidade do ensino das nossas crianças, na medida em que dão mais elementos para a aplicação do Currículo Jundiaiense nas atividades escolares”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Para Fernanda e Carla, vivências vão ao encontro do que já aplicam aos estudantes e trouxeram mais elementos para brincadeiras e atividades temáticas

A educadora Fernanda Lima, da Emeb Professora Celsina Barbosa Pazinatto, na vila Nova Jundiaí, aprovou a vivência. “Foram momentos muito proveitosos, que tocaram como acalento em pontos como a autoestima e valorização de si, e que podemos levar para a sala de aula. Começando por cada um de nós, podemos nos unir, semear e fazer florescer a paz, e colher com as crianças esses frutos.”

Já a educadora Carla Trientini, que atua em turmas de G3 pelo projeto Ludoteca, também identificou pontos da vivência que poderão ser utilizados com as crianças. “A música faz parte da nossa vida desde a gestação e ela traz essa conexão com as nossas emoções, com a nossa pulsação, o respeito com os outros. Então, na fase em que as crianças estão aprendendo a se comunicar, por que não utilizar a música? E isso tem tudo a ver com as atividades de hoje e com o que já busco levar para as crianças.”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/04/10/formacao-une-musica-e-cultura-de-paz-em-vivencias-para-educadores-municipais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original