Conselho do Patrimônio Cultural: Inscrições terminam dia 19

Publicada em 11/04/2024 às 08:00

Interessados em participar como conselheiros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Jundiaí – COMPAC têm até o próximo dia 19 para efetuar a inscrição. São 11 vagas remanescentes – um membro titular e seis suplentes para representantes da comunidade e um membro titular e seis suplentes representantes de associações com atuação ligada ao patrimônio histórico.

Os eleitos para compor o COMPAC se juntarão aos conselheiros do atual mandato, referente ao biênio 2023/2025. Também estão abertas as inscrições para os interessados em participar do processo eleitoral, que ocorrerá no dia 14 de maio, a partir das 19h, de forma presencial, no Espaço Expressa, quando da realização da assembleia.

COMPAC tem a missão de proteger o patrimônio cultural da cidade

O COMPAC é um órgão consultivo e deliberativo, com participação na política municipal de proteção do patrimônio cultural, coordenada pela Unidade de Gestão de Cultura, que inclui entre suas diretrizes a promoção da formação de uma cultura de preservação do patrimônio cultural na cidade, por meio de ações que gerem informação, mobilização e participação da população.

Os interessados em integrar o conselho ou participar como eleitor podem se inscrever pelo site da Cultura, acessando o link https://cultura.jundiai.sp.gov.br/editais-e-regulamentos/, onde encontrarão o edital completo, bem como as fichas de inscrição.

Em caso de impossibilidade de acesso ao endereço eletrônico o interessado poderá inscrever-se através de ficha impressa disponível na recepção da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), no Espaço Expressa – Avenida União dos Ferroviários, 1760 – Centro, das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira.

São requisitos para a candidatura no segmento “Comunidade” ser munícipe de Jundiaí, comprovado pelo endereço; e não ser detentor de cargo em comissão ou em função de confiança vinculada ao município.

Podem votar somente os inscritos como moradores da cidade, conselheiros titulares e os suplentes e candidatos inscritos e presentes. Os eleitores deverão comparecer ao local de votação com documento de identidade com foto.

O Conselho se reúne uma vez por mês para as reuniões ordinárias, quando são tratadas ações para a preservação do patrimônio cultural municipal, que incluem, por exemplo, a manifestação dos membros sobre intervenções a serem realizadas em bens culturais arquitetônicos e urbanísticos ou a identificação e proteção de novos bens culturais, materiais e imateriais.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/04/11/conselho-do-patrimonio-cultural-inscricoes-terminam-dia-19/

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