Exposição na Pinacoteca reúne os retratos dos presidentes da Cia. Paulista de Estradas de Ferro

Publicada em 11/04/2024 às 08:00

A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes apresenta, até o dia 05 de maio, a exposição “Memórias restauradas – retratos da presidência da Cia. Paulista”. Com entrada gratuita e classificação livre, a mostra reúne 14 telas pintadas por diferentes autores com retratos dos responsáveis pela extinta Cia. Paulista de Estradas de Ferro, uma das empresas ferroviárias que operavam no Município e que instalou, onde hoje é o Espaço Expressa, a sua oficina de locomotivas.

CONFIRA AS FOTOS DA EXPOSIÇÃO

Com os retratos de 13 presidentes – entre eles, do Dr. Jayme Pinheiro de Ulhôa Cintra, possivelmente o mais conhecido do público, por dar nome ao estádio do Paulista, time de futebol fundado por ferroviários -, a exceção da mostra é a tela “Festividade comemorativa da chegada do trem a Campinas”, a única não retrato entre as obras.

Obras encomendadas pela extinta companhia férrea para artistas renomados atualmente compõem o acervo da UGC

“Trata-se de preciosas obras de arte, encomendadas pela extinta Cia. Paulista junto a artistas renomados e que se encontravam esquecidas lá no Espaço Expressa. Com a transferência da Unidade de Gestão de Cultura em 2017, tais obras foram higienizadas e restauradas, tendo sido transferidas, em 2018, para o acervo da Pinacoteca, onde o público poderá conferir os retratos não só dos homens por trás dessa potente empresa como também da Jundiaí e da sociedade daquele período”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Entre os autores, as obras são assinadas por artistas renomados, como Almeida Júnior – pintor de “O Violeiro”, “Caipira picando fumo” e “Moça com Livro” -, Oscar Pereira da Silva – autor de “Fundação de São Paulo” -, Lucílio de Albuquerque, Paulo do Valle Júnior, Tony Koegl, entre outros, cujos extensas produções compõem também os acervos da Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo e o Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP), também conhecido como Museu do Ipiranga.

“Vale destacar que estas obras se encontravam no atual Espaço Expressa, que antes se chamava Complexo Fepasa, nome da empresa que assumiu a Cia. Paulista quando esta foi à falência. De certa forma, podemos dizer que a mudança destas obras para a Pinacoteca retrata também a integração entre estes espaços culturais municipais, além de ser um anúncio deste novo horizonte de esplendor artístico e cultural para a região Central do Município”, acrescentou Peroni.

Quem visitar a Pinacoteca poderá conferir também as exposições permanentes, montadas com obras do acervo de autoria dos artistas Diógenes Duarte Paes e Inos Corradin.

A Pinacoteca Municipal fica na rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro, e permanece aberta para visitação gratuita de terça-feira a domingo, e feriados, das 10h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4586-2326.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/04/11/exposicao-na-pinacoteca-reune-os-retratos-dos-presidentes-da-cia-paulista-de-estradas-de-ferro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original