Com parceria, Centro de Enologia de Jundiaí passa a contar com inteligência artificial
Publicada em 12/04/2024 às 17:30Jundiaí é uma Cidade Inteligente e, na esteira de inovações, o Centro de Viticultura e Enologia, -uma conquista para todos os produtores de vinho da região, a partir da articulação da Prefeitura de Jundiaí junto ao Governo do Estado de São Paulo -, passa a ser o primeiro equipamento do Brasil a contar com Inteligência Artificial.
A tecnologia é o resultado de um parceria entre a ETEC Benedito Storani e a empresa Foxconn, articulada e estimulada pelas Unidades de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT) e Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), para a implementação de equipamento e software para o controle da temperatura dos equipamentos que atuam na produção dos vinhos e sucos do Centro.
“Essa é uma tecnologia inovadora e única em laboratórios de enologia como o de Jundiaí. Este diferencial garantirá ainda mais qualidade aos produtos que estão sendo desenvolvidos pelos produtores locais. O uso da tecnologia e inteligência artificial só é possível com o apoio da iniciativa privada, neste caso, com a Foxconn, que está disponibilizando o equipamento e o software para o controle do laboratório, da cave e de outras áreas do prédio do Centro de Viticultura e Enologia”, comentou o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez, que ainda lembrou da parceria com a instituição Scuola Enologica G.B Cerletti, de Conegliano, na Itália.

O controle da temperatura é essencial para a qualidade dos vinhos, em todas as fases da fabricação. Com o equipamento, que é composto por hardware e software com inteligência artificial para fazer a leitura das temperaturas e emitir alertas caso exista diferença entre os dados lidos e os parâmetros especificados, é possível que o técnico, de maneira remota, consiga fazer a correção necessária”, comentou o vice-presidente da Foxconn, Paulo Sun.
De acordo com o gestor da UGDECT, Sami Mansour, a inteligência artificial é uma realidade. “Jundiaí é uma cidade que investe em tecnologia, Cidade Inteligente, com foco na melhoria permanente de gestão, da qualidade dos serviços e da vida da população”, reforçou o gestor, que acompanhou a instalação de equipamentos, realizada na manhã desta sexta-feira (12), juntamente com os diretores de Ciência e Tecnologia, Júlio Cesar Durante, e de Fomento à Indústria, Gilson Pichioli.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
- 
				 30/10/2025 
				
					 Capacitação do eixo +Negócios ensina estratégias de ‘Alta Performance em Vendas’ para impulsionar resultados Capacitação do eixo +Negócios ensina estratégias de ‘Alta Performance em Vendas’ para impulsionar resultados
- 
				 30/10/2025 
				
					 Com melhorias da Prefeitura, varejão do Jardim Rosaura ganha novo local a partir de 13 de novembro Com melhorias da Prefeitura, varejão do Jardim Rosaura ganha novo local a partir de 13 de novembro
- 
				 27/10/2025 
				
					 Festa da Uva e Expo Vinhos: tradicional festa dos jundiaienses já tem as datas para 2026 no Parque da Uva Festa da Uva e Expo Vinhos: tradicional festa dos jundiaienses já tem as datas para 2026 no Parque da Uva
- 
				 25/10/2025 
				
					 Tradicional Cavalgada do Circuito das Frutas, em novembro, está com inscrições abertas Tradicional Cavalgada do Circuito das Frutas, em novembro, está com inscrições abertas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original

