Com parceria, Centro de Enologia de Jundiaí passa a contar com inteligência artificial

Publicada em 12/04/2024 às 17:30

Jundiaí é uma Cidade Inteligente e, na esteira de inovações, o Centro de Viticultura e Enologia, -uma conquista para todos os produtores de vinho da região, a partir da articulação da Prefeitura de Jundiaí junto ao Governo do Estado de São Paulo -, passa a ser o primeiro equipamento do Brasil a contar com Inteligência Artificial.

A tecnologia é o resultado de um parceria entre a ETEC Benedito Storani e a empresa Foxconn, articulada e estimulada pelas Unidades de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT) e Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), para a implementação de equipamento e software para o controle da temperatura dos equipamentos que atuam na produção dos vinhos e sucos do Centro.

“Essa é uma tecnologia inovadora e única em laboratórios de enologia como o de Jundiaí. Este diferencial garantirá ainda mais qualidade aos produtos que estão sendo desenvolvidos pelos produtores locais. O uso da tecnologia e inteligência artificial só é possível com o apoio da iniciativa privada, neste caso, com a Foxconn, que está disponibilizando o equipamento e o software para o controle do laboratório, da cave e de outras áreas do prédio do Centro de Viticultura e Enologia”, comentou o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez, que ainda lembrou da parceria com a instituição Scuola Enologica G.B Cerletti, de Conegliano, na Itália.

Equipamentos regulam temperatura de ambientes de fabricação de vinho, espumantes e sucos

O controle da temperatura é essencial para a qualidade dos vinhos, em todas as fases da fabricação. Com o equipamento, que é composto por hardware e software com inteligência artificial para fazer a leitura das temperaturas e emitir alertas caso exista diferença entre os dados lidos e os parâmetros especificados, é possível que o técnico, de maneira remota, consiga fazer a correção necessária”, comentou o vice-presidente da Foxconn, Paulo Sun.

De acordo com o gestor da UGDECT, Sami Mansour, a inteligência artificial é uma realidade. “Jundiaí é uma cidade que investe em tecnologia, Cidade Inteligente, com foco na melhoria permanente de gestão, da qualidade dos serviços e da vida da população”, reforçou o gestor, que acompanhou a instalação de equipamentos, realizada na manhã desta sexta-feira (12), juntamente com os diretores de Ciência e Tecnologia, Júlio Cesar Durante, e de Fomento à Indústria, Gilson Pichioli.

Controle de temperatura é essencial para a qualidade do produto final, conforme explica o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/04/12/com-parceria-centro-de-enologia-de-jundiai-passa-a-contar-com-inteligencia-artificial/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original