Cia. Jovem e Mostra Competitiva são ovacionadas em noite de estreias do Enredança

Publicada em 13/04/2024 às 13:53

A noite dessa sexta-feira (12) no Teatro Polytheama marcou a abertura da Mostra Competitiva do Festival Enredança de Jundiaí, que este ano chegou à sua 26ª edição. Além das apresentações das 15 coreografias inscritas na modalidade Infantil e Jazz – Juvenil I (Conjuntos) do festival, o público pôde prestigiar, abrindo o espetáculo, a três coreografias apresentadas pela Cia. Jovem de Dança, das quais duas eram estreias, e que, assim como todas as atrações da noite, arrancaram os aplausos e gritos de elogios do público no Teatro.

CONFIRA AS FOTOS DO 26º ENREDANÇA

“Esta é a maior edição do festival Enredança desde a sua retomada e, para estes dias de programação gratuita, Jundiaí recebe mais de 1,1 mil bailarinos, de 21 Municípios diferentes, e que irão apresentar mais de 550 coreografias. E para abrirmos a Mostra Competitiva, contamos com a participação especial da nossa Cia. Jovem de Dança, numa demonstração do movimento que a Cultura e a Arte fazem em nossa cidade e de como a Prefeitura acredita na importância do investimento nelas enquanto políticas públicas transformadoras da sociedade”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, dando as boas-vindas ao público.

Ao som de canções como “Águas de Março” e “Como nossos Pais”, Cia. Jovem estreou coreografia inspirada na vida e obra da “Pimentinha”

A primeira coreografia apresentada pela Cia. Jovem, corpo artístico municipal de Dança, foi “Aquilo que guardo”, coreografia inédita na forma de abraço e mergulho no universo poético da cantora Elis Regina. Diretamente de Londres, a coreógrafa responsável, Sarah Raquel, mandou uma mensagem em vídeo aos bailarinos e ao público, elogiando a parceria da Cultura e para a realização do projeto. “Só tinha de ser com vocês”, comentou.

Na sequência, a segunda estreia da noite trouxe o dueto “Mulher jovem com os olhos fechados, c.1890”, coreografia do diretor artístico Alex Soares, com a colaboração do elenco, nome de uma das esculturas de Camille Claudel e em cuja vida e obra o trabalho se inspira.

Para fechar com chave de ouro a sua participação, a companhia apresentou “Dança pra Lua”, coreografia premiada pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) e que, por meio da circularidade, repetições e ciclos, faz uma sagração ao satélite natural do nosso planeta. A assinatura da coreografia é de Ivan Bernardelli, que, assim como Sarah, atuou junto da companhia por meio do edital de novos coreógrafos.

Em seguida, foi a vez das apresentações das coreografias em competição, avaliadas pelo corpo de jurados da noite, composto por Edy Wilson, Gisele Bellot e Vivien Fortes.

Acompanhada do filho Davi Antônio, de oito anos, a auxiliar administrativa Adriana Rosa de Oliveira foi ao Teatro para prestigiar a apresentação da filha Lara. “Ela ama dança e veio se apresentar com o projeto da escola. A gente vem sempre ao Polytheama, pois há quatro anos ela faz Dança e até o Davi já se apresentou aqui, pois se inspirou na irmã e quis aprender a dançar também”, comentou a moradora da Agapeama.

Já a torcida dos pais Anderson e da Camila e do irmão Miguel foi toda para a bailarina Manuela Rodrigues. “É a primeira vez que a Manuela participa do festival Enredança e a estreia dela será com uma coreografia sobre um mundo de crianças. Dança é isso, é incentivo à Cultura e à prática de esportes ao mesmo tempo, e a família tem que prestigiar.”

A programação das Mostras Competitiva e Paralela seguem por diversos palcos da cidade até o próximo fim de semana, quando, no domingo (21), também no Teatro Polytheama, está marcada a Noite de Gala do festival, a partir das 18h.

As notas e premiações de todas as noites da Mostra Competitiva podem ser conferidas no site do festival, assim como os detalhes da programação.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/04/13/cia-jovem-e-mostra-competitiva-sao-ovacionadas-em-noite-de-estreias-do-enredanca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original