Jundiaí aumenta em mais de 234% a oferta de cirurgias de vesícula

Publicada em 14/04/2024 às 08:00

A Prefeitura de Jundiaí passou a utilizar, neste mês, a estrutura do Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc) para a realização de Colecistectomia Videolaparoscópica (retirada de vesícula por vídeo) em adultos, ampliando em mais de 234% a oferta pelo procedimento na cidade e avançando com o mutirão de cirurgias eletivas para a equalização da fila de espera.

A parceria foi firmada a partir de convênio que o Município possui, desde janeiro de 2023, com a gestão do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) para a realização do mutirão. Estão programadas 12 cirurgias por semana, podendo chegar a 54 pessoas atendidas por mês, além da oferta de avaliações prévias no ambulatório das equipes médicas de cirurgia e de anestesia, exames pré-operatórios e acompanhamento de pós-operatório.

Por semana, 12 cirurgias serão realizadas no Grendacc

“A saúde é a nossa prioridade e temos atuado para garantir a melhor assistência em todas as necessidades dos pacientes. Com planejamento, Jundiaí integra, de maneira complementar e por meio de convênios, a rede hospitalar da cidade, o que possibilita dar vazão aos procedimentos represados por conta da pandemia de Covid-19 e a ampliação de doenças neste pós-pandemia”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.

Além do Grendacc, atualmente, o Hospital Regional (HR) realiza a Colecistectomia. “No Município, a cirurgia para a retirada da vesícula é a que tem maior demanda. Até então, os procedimentos eram feitos no HR. Com a inclusão do Grendacc, que é muito bem estruturado, damos mais um salto, ampliando esses atendimentos”, observa o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

A gestora hospitalar do Grupo em Defesa da Criança com Câncer, Débora Silva, também enfatiza a importância da parceria. “É muito bom podermos contribuir com esses atendimentos. Essa parceria ainda possibilitará otimizar a estrutura instalada em nosso hospital, contribuindo para a geração de receita, fundamental no processo de recuperação econômico-financeira da instituição iniciado em 2023.”

Rodrigues e Valentina estavam aliviados e elogiaram o atendimento

Aprovação
Poucas horas após o procedimento, na última quinta-feira (4), o motorista Osório Rodrigues estampava um semblante aliviado. “Fui chamado e em menos de 15 dias, eu fiz tudo. Passei por consulta, fiz exames e marcaram a data. Todo o atendimento está sendo ótimo. Agora, é só esperar a alta e tocar a vida”, comentou. 

Quem também estava feliz era sua esposa, a aposentada Valentina Conceição. “A minha preocupação era ele ter uma crise longe de casa, porque viaja bastante. Agora estou aliviada. Chegamos às 6h. Uma hora depois, ele já estava operado. Estamos sendo bem tratados.”

A dona de casa Jane Maria Mendes Gomes também falou sobre o atendimento, enquanto seguia para o centro cirúrgico. “Fui chamada faz uma semana e estou aqui. As crises estavam muito fortes e, na última vez, fui para o hospital. Isso vai acabar. O atendimento aqui é muito bom. Vou confiante.”

Jane seguiu para o centro cirúrgico feliz e confiante

Mutirão
Com investimento de R$ 20 milhões do Governo do Estado, cerca de 1 mil cirurgias foram realizadas em 2023, a partir do mutirão. Neste ano, a estimativa é superar os números do ano passado, ultrapassando mil procedimentos eletivos de média e baixa complexidade. Além do Grendacc e do HR, o Hospital Universitário (HU) e o Santa Elisa fazem os procedimentos, por meio do convênio com o HSV.

O encaminhamento dos pacientes é feito pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS). Os munícipes que têm o diagnóstico realizado nos serviços públicos de saúde são inseridos na fila de espera do sistema e a convocação é feita pelas equipes dos hospitais.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/04/14/jundiai-aumenta-em-mais-de-234-a-oferta-de-cirurgias-de-vesicula/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original