Aplicativo de treinamento aberto a toda população é apresentado

Publicada em 15/04/2024 às 16:39

A Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), em parceira com a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), apresentou ao prefeito Luiz Fernando Machado, na manhã desta segunda-feira (15), um aplicativo desenvolvido para atender os educadores esportivos no desenvolvimento de treinamentos. A ferramenta estará disponível nas lojas Apple Store e Play Store, em IOS e Android, para os educadores em geral, tanto do poder público quanto os particulares.

O aplicativo que vai ajudar nos treinamentos esportivos foi uma parceria da UGEL com a Cijun

O aplicativo do Programa ‘Esporte Inteligente’ é uma ferramenta para auxiliar no desenvolvimento e acompanhamento dos treinos com os atletas. Toda a construção teve a participação dos educadores da UGEL.

O objetivo é prescrever o treino e acompanhar o desenvolvimento dos atletas. O nome do protocolo é Percepção Subjetiva de Esforço (PSE), que sinaliza a percepção geral do atleta da carga realizada durante o exercício. Trata-se de um método de fácil aplicação e muita utilidade no contexto esportivo.

“O aplicativo tanto atende o atleta de rendimento quanto o cidadão que pratica o esporte como uma maneira de cuidar da saúde. Ter ferramentas científicas que permitam mensurar o grau de esforço é algo fundamental, entre outras coisas, para evitar lesões e para permitir que o rendimento seja cada vez melhor. Esse olhar para o esporte com sua devida atenção é o que nós da administração precisamos ter”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

“Esse aplicativo permite que o aluno responda num índice de 0 a 10 o grau de percepção do esforço e o grau de dificuldade, o que permite que o responsável pelo treinamento faça as adequações necessárias”, explica o educador esportivo Felipe Cunha.

“É uma ferramenta regida por princípios científicos, que permite um conhecimento do educador esportivo das necessidades específicas de cada atleta”, completa Bruno Mazzuco, também educador esportivo.

“A nossa missão na Cijun é sempre oferecer soluções que facilitem a vida das pessoas. Esse é mais um caso, bem específico da área esportiva, que hoje atende tantas pessoas”, disse o diretor-presidente da Cijun, Amauri Marquezi de Luca.

A entrega no gabinete contou com grande participação de educadores físicos

“Nosso Programa de Esporte Inteligente trouxe várias facilidades para a população, como o site com as informações sobre os horários de treinos e aulas nos nossos muitos complexos esportivos, as informações sobre o desempenho de nossas equipes, o agendamento de espaços públicos e agora traz também essa importante ferramenta que vai colaborar muito com os educadores físicos”, afirmou o gestor de Esporte e Lazer, Luís Claudio Tarallo.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/04/15/aplicativo-de-treinamento-aberto-a-toda-populacao-e-apresentado/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original