Jundiaí apresenta ‘Cidade das Crianças’ em seminário do MEC sobre intersetorialidade

Publicada em 19/04/2024 às 08:08

A convite do Ministério da Educação (MEC), o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, representou Jundiaí no seminário “Intersetorialidade na Educação: construção e estratégias de implementação” e apresentou o programa municipal Cidade das Crianças.

Realizado em Mauá, Município da região Metropolitana de São Paulo, o Seminário teve início nessa quarta-feira (17) e contou com as participações de cerca de 30 gestores públicos de Municípios dos quatro Estados da Região Sudeste, principalmente das pastas de Educação, Saúde e Assistência Social.

“A intersetorialidade está na origem do programa Cidade das Crianças em Jundiaí, pois tendo como ponto focal a Cultura, está diretamente ligada à Unidade de Gestão de Educação por conta do modelo de governança da Prefeitura por plataformas. Ela está também presente no Grupo de Trabalho (GT) Criança na Cidade e no Comitê das Crianças, uma vez que sua composição se dá, anualmente, por sorteio dos estudantes oriundos tanto da rede municipal quanto particular de ensino”, comentou Peroni.

O gestor ressaltou ainda que a participação de Redes Internacionais com foco no desenvolvimento das Infâncias é um dos eixos do programa municipal. “Atualmente, Jundiaí faz parte das Redes Mundial de Cidades das Crianças e Rede Urban95, além de ser a sede da Rede Brasileira de Cidades das Crianças. A primeira delas é uma concepção do pedagogo italiano Francesco Tonucci que, em linhas gerais, traz a importância da escuta das crianças e a intersetorialidade das políticas públicas para as Infâncias como seus principais conceitos norteadores, tema deste seminário.”

Unidades de Gestão de Educação e Cultura compõem uma das plataforma de governo da Prefeitura

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/ Índio Reis


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/04/19/jundiai-apresenta-cidade-das-criancas-em-seminario-do-mec-sobre-intersetorialidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original