Região Metropolitana de Jundiaí implanta escritório de projetos prioritários
Publicada em 02/05/2024 às 17:37Os projetos prioritários da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) ganharão mais agilidade a partir de agora. Nesta quinta-feira (02), em reunião no Paço Municipal, foi criado o primeiro escritório técnico de projetos metropolitanos do Brasil que compreende os sete municípios da RMJ.
“Um escritório que venha a estabelecer as prioridades para os municípios é fundamental para a execução das políticas públicas. Por isso, estamos muito felizes com essa nova fase da RMJ, pois representa a execução de projetos com uma visão de curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento de toda a região”, afirmou o prefeito Luiz Fernando Machado, que também é presidente da RMJ.
O organismo recém-criado contempla representantes de todas as cidades da Região e abarca projetos como a requalificação do Vale do Rio Jundiaí, que abrange a maior parte das cidades da RMJ e também iniciativas que envolvem Mobilidade Urbana, Habitação de Interesse Social e Regularização Fundiária. A partir do avanço de cada projeto, haverá encaminhamento às demais esferas para a captação de recursos e execução das obras.
“Quero agradecer aos sete municípios que, nos últimos 15 meses, conseguiram contextualizar de fato o que é uma Região Metropolitana. O escritório técnico de projetos responde o que a sociedade quer e precisa, que é a capacidade de oferecer mais do que ideias e sim materialização de projetos por meio de ações”, disse o subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, José Police Neto.
O Assessor Especial da Região Metropolitana, Carmelo Paoletti Neto, também destacou a importância da medida. “Precisamos nos antecipar aos possíveis problemas para a execução de políticas públicas eficazes. Com a união dos municípios e a definição das prioridades, conseguimos entender as características de cada um para que os projetos sejam bem executados e tenhamos um aumento na qualidade de vida das pessoas”, reiterou.
Além do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, estiveram presentes na reunião os prefeitos Estanislau Steck (Louveira), Rogério Cavalin (Itupeva), Rodolfo Braga (Várzea Paulista), a vice-prefeita de Cabreúva, Noemi Medeiros Bernardes, e representantes de todas as cidades da RMJ.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
18/12/2024
Escritório Técnico de Projetos da RMJ faz balanço de ações no ano
-
09/12/2024
Jundiaí sedia capacitação para delegados da Conferência Estadual das Cidades Paulistas
-
04/12/2024
Percurso da infância é desenvolvido em parceria com alunos da EMEB Deodato Janski
-
03/12/2024
1ª Conferência do Meio Ambiente e do Clima elege propostas para a Conferência Estadual
Baixe as fotos desta notícia na resolução original