Biblioteca tem novas exposições a partir de segunda (6)
Publicada em 03/05/2024 às 16:03A Unidade de Gestão de Cultura (UGC), por meio da Biblioteca Pública Prof. Nelson Foot (BNF), abre ao público nesta segunda-feira (06), duas novas exposições em seus espaços – Galeria Jundiaí e Sônia Cintra: “Linguagens da Infância” e “O mundo e seus valores”.
“Linguagens da Infância” é o resultado do trabalho do professor Matheus Miqueloto, com estudantes do sétimo ano da Escola Estadual Elza Martins Bonilha, que tendo por base as características do movimento artístico conhecido com Arte Naif, movimento artístico que ganhou notoriedade em 1886, por Henri Rousseau, se tratando de uma arte popular, onde o artista expressa sua linguagem pessoal. Os artistas são considerados autodidatas, pois não possuem conhecimento formal e técnico de arte.
As 44 obras que estarão expostas na Galeria Jundiaí, segundo o professor, foram realizadas em momentos do intervalo escolar, em uma prática chamada “intervalo dirigido”, onde nela, o aluno fica na companhia do professor em um determinado local do ambiente escolar. Nesse caso, o ambiente utilizado foi a sala de leitura, onde os estudantes tiveram a oportunidade de se expressarem artisticamente da forma que quisessem, reunindo obras fantásticas.
A segunda exposição “O mundo e seus valores” estará montada no Espaço Sonia Cintra reunirá as obras do artista haitiano Merwens Costner St Fleur. Resultado do projeto iniciado em 2023 onde o foco era pintar lugares interessantes e monumentos de valores do mundo.
De acordo com o artista a obra que abriu o projeto foi “Liberdade”, criada em janeiro de 2023 seguido depois pelo “Titanic” que ele pintou em outubro de 2023, “Uma noite no Brooklyn” em dezembro de 2023, “Espírito”, lançada em janeiro de 2024, “Paris e sua beleza”, em março de 2024, e “Gosier, em todo o seu esplendor”, em abril de 2024. “É um grande prazer para mim ter a oportunidade de mostrar alguns valores preciosos deste mundo, neste espaço da Biblioteca”, destacou Merwens.
Merwens Costner St Fleur nasceu em 1998 em Porto Príncipe, no Haiti. Está no Brasil há cerca de quatro anos. É estudante de Administração e pintor (acrílico sobre tela). Começou a pintar em 2018, mas foi ao chegar aqui no Brasil que conseguiu desenvolver sua arte.
Com entrada gratuita, as exposições poderão ser visitadas pelo público até o dia 27 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados e feriados, das 10h às 17h. A BNF está localizada dentro do Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original