Polytheama: Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí faz seu 3º Concerto dia 18

Publicada em 13/05/2024 às 08:00

A Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí – OSMJ – corpo artístico vinculado a Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), sob a regência da maestrina Cláudia Feres, apresenta-se dia 18 de maio, às 20h, no Teatro Polytheama, com entrada gratuita. Este será o terceiro concerto oficial da temporada 2024 e no programa obras de Cimarosa, Accolay e Schubert.

De acordo com Cláudia Feres, o programa para o concerto deste mês traz um clima de juventude, com obras leves, sem abrir mão da qualidade e consistência da música de concerto. “Já tivemos a delicada experiência de trazer crianças e jovens do Conservatório de Tatuí para estarem ao lado de nossos profissionais. Nesse terceiro concerto trazemos o jovem Miguel, da Escola Municipal de Música de São Paulo, sob a tutoria da reconhecida professora Márcia Fukuda. Márcia faz parte de uma das famílias mais tradicionais no ensino de cordas em São Paulo”, destacou a maestrina.

Apresentação gratuita da OSMJ no Polytheama dia 18, ingressos liberados a partir do dia 17

Domenico Cimarosa, compositor italiano, dedicado especialmente à ópera, foi convidado a ser compositor na Corte em São Petesburgo por 4 anos. De Cimarosa, a OSMJ apresenta a Abertura da Ópera “Il Matrimonio Segreto”, sobre a qual Verdi dizia: “Esta é a verdadeira comédia musical, ela tem tudo aquilo que uma ópera cômica deve ter”.

Outro compositor pouco conhecido do público em geral é Jean-Batista Accolay, compositor, regente e professor de violino belga, do período romântico da música. A OSMJ apresenta de Accolay o Concerto para violino em um movimento. O solista será o jovem Miguel Marques Silva, de 14 anos, aluno da violinista Márcia Miyuki Fukuda (Escola Municipal de Música de São Paulo).

Fechando o concerto, a Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí apresenta a Sinfonia Nº5 de Franz Schubert, compositor austríaco do final do período clássico na música. Essa sinfonia é escrita para uma orquestra reduzida, com uma flauta, dois oboés, dois fagotes, duas trompas e cordas. 

Ainda nesse mês, a Orquestra inicia uma série de apresentações de música de câmara de caráter didático em escolas da cidade, com obras de Vivaldi, Haydn, Mozart, Strauss.

No terceiro concerto da temporada 2024, obras de Cimarosa, Accolay e Schubert

Os ingressos gratuitos para o terceiro concerto da OSMJ ficarão disponíveis a partir da sexta-feira (17) a partir das 10h30, na internet, por meio da plataforma Sympla e na bilheteria do Centro das Artes, e a partir das 15h na bilheteria do Teatro Polytheama. Cada interessado poderá retirar até dois ingressos, inclusive nos totens eletrônicos posicionados em ambos os equipamentos culturais.

Os detalhes da temporada 2024 da OSMJ podem ser conferidos no site da Cultura.

O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4586-2472

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/05/13/polytheama-orquestra-sinfonica-municipal-de-jundiai-faz-seu-3o-concerto-dia-18/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original