Coral Municipal de Jundiaí apresenta “Poesia e Canto” para estudantes da cidade
Publicada em 14/05/2024 às 08:00Dentro da proposta da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) em oferecer para estudantes da cidade oportunidade de contato direto com as manifestações artísticas culturais, nos diversos equipamentos mantidos pela Cultura, mais de 100 estudantes da Escola Estadual Dr. Antenor Soares Gandra e Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA), assistiram na última semana, no Centro das Artes, no palco da Sala Glória Rocha, uma apresentação fechada dos integrantes do Coral Municipal de Jundiaí (CMJ).
Para o gestor de Cultura, Marcelo Peroni “este tipo de ação cultural é fundamental para que estudantes, jovens e adultos, possam passar por experiências na área artística, acessando e conhecendo diferentes linguagens, aumentando assim seus repertórios e suas vivências nos espaços culturais da cidade”.
Sob a direção artística e regência da maestrina Vasti Atique os estudantes assistiram ao programa “Poesia e Canto”, que reúne obras musicais como “Azulão”, com letra de Manuel Bandeira e música de Jaime Ovalle, ou ainda sucessos de Milton Nascimento, Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Titãs e John Lennon, tudo apresentado intercalado com poesias e textos dos escritores Cecília Meirelles (“Motivo”), Hilda Hilst (“Do Amor”), Victor Hugo (“Pensamento”) e Monica Cruvinel (“O que eu quero prá viver”).
“Poesia em Canto” une versos e melodias, criando uma experiência emocionante. Com harmonias envolventes e vozes afinadas, o coral mergulha nas profundezas da poesia, dando vida às palavras por meio da música. “Cada nota é uma expressão poética, cada harmonia é uma manifestação de sentimentos. O espetáculo é uma jornada musical que celebra a fusão entre a linguagem poética e a beleza sonora de maneira inspiradora para todos os espectadores”, explicou a regente.
O CMJ é um corpo artístico vinculado a Unidade de Gestão de Cultura e foi criado em 2011 e desde 2016 está sob a direção e regência de Vasti Atique que tem procurado a cada temporada inovar não apenas no repertório musical do coral, mas principalmente na sua forma de se apresentar, com movimentação cênica, a exemplo do que outros grupos de canto coral vêm desenvolvendo, mantendo assim a cada apresentação uma novidade para o público.
Atualmente o coral conta com 40 integrantes todos voluntários e mais cinco monitores de naipe. Completam a equipe do CMJ, Cíntia Campos (pianista), Luis Henrique Oliveira (percussão) e Vladimir Camargo (direção cênica e roteiro). Ao longo da sua existência o CMJ tem participado de diversas ações na cidade e fora de Jundiaí, se apresentando em mostras e festivais, difundindo assim o trabalho do Canto Coral que é realizado no município.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos da PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original