Escolas de Jundiaí são tema de documentários do MEC com a Universidade Federal de Goiás

Publicada em 16/05/2024 às 09:32

Indicado para participar de projeto de documentários produzidos pela Universidade Federal de Goiás em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, o sistema educacional municipal de Jundiaí foi palco, na semana passada, das gravações realizadas pela equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e Mídias Educacionais (LabTIME) da UFG para a série. Com foco nas práticas de ensino do atendimento educacional especializado – que se estabelece no âmbito da educação inclusiva – a equipe visitou as EMEBs Melânia Fortarel e Judith Arruda, que juntas possuem cerca de vinte crianças com algum tipo de necessidade específica e são acompanhadas pela equipe do Departamento de Educação Inclusiva (Dein).

“Ficamos muito felizes com a indicação. Mostra que todo o trabalho que desenvolvemos e o planejamento priorizando as necessidades de cada menino e menina, são reconhecidos e fazem a diferença na vida das famílias”, frisa Vastí Ferrari Marques, gestora da unidade de Gestão da Educação (UGE), reforçando também que Jundiaí é parte de um processo, como todo o país, e que, em suas palavras sobre a gestão “não se medem esforços ouvindo as famílias e as crianças na busca das melhores iniciativas, projetos e programas para a inclusão, de fato. A Escola Inovadora de Jundiaí, com sua educação desemparedada, é um marco”.

Crianças, educadores e pais participaram com depoimentos

Sobre a vinda para a cidade e o trabalho na gravação de depoimentos de gestores, professores e pais, além de cenas da rotina cotidiana da escola, a equipe da Universidade Federal de Goiás reforça o objetivo do projeto e a importância da parceria com o MEC: “Os documentários da série buscam traçar um recorte e trabalhar um panorama de como funcionam as boas iniciativas do atendimento educacional especializado em todo o país. Buscam debater o que há de significativo e o que ainda se pode melhorar em todos os âmbitos possíveis, além de se tratar de gerar a discussão a partir da análise de casos concretos – e seus desafios reais – dialogando com quem está pensando essas políticas e vivendo-as no dia a dia. Trabalhar isso com o apoio do MEC é entender o campo fértil para o avanço da educação no Brasil.”

Além da Escola Inovadora de Jundiaí, outras 11 cidades também participarão da iniciativa compondo os demais episódios da série de documentários.

Gravações aconteceram no início do mês de maio, em duas EMEBs de Jundiaí

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/05/16/escolas-de-jundiai-sao-tema-de-documentarios-do-mec-com-a-universidade-federal-de-goias/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original