Agenda Cultural: Concerto da OSMJ vai ter ingresso solidário para os desabrigados do RS

Publicada em 17/05/2024 às 11:04

O terceiro concerto da temporada 2024 da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), neste sábado (18), às 20h, no Teatro Polytheama, com ingresso solidário, uma oportunidade para que o público de Jundiaí e região pratiquem a solidariedade entregando a sua doação para os desabrigados do Rio Grande do Sul.

“Cultura – Todos Juntos pelo Rio Grande do Sul” é a campanha da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (Funss), para a arrecadação de itens mais demandados pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, como água mineral, leite em pó, fraldas descartáveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza, que deverão ser entregues na recepção do teatro.

Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ) apresenta obras de Cimarosa, Accolay e Schubert

Já no domingo (19), a campanha será realizada no Espaço Expressa, das 15h30 às 18h, quando acontece a ação “Palco Livre” com várias apresentações de artistas de Jundiaí nas diversas áreas e expressões artísticas acontecerão. O público também poderá entregar suas doações durante a programação.

Acompanhe a programação cultural da cidade neste final de semana, nos equipamentos mantidos pela UGC.

Biblioteca Nelson Foot

Sábado (18), às 11h, a escritora e contadora de histórias Sueli Patelli apresenta a oficina “Vem Brincar Comigo!”, voltada para crianças de 05 a 11 anos. Na oportunidade, as crianças serão estimuladas a se divertirem e aprenderem brincadeiras e jogos tradicionais. A proposta é de muita diversão e aprendizado. Entrada gratuita.

Sueli Patelli sua oficina Vem Brincar Comigo sábado na BNF e domingo na Fábrica Japy

A Biblioteca está localizada dentro do Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens. O horário de funcionamento aos sábados é das 10h às 17h.

Fábrica Japy

Sábado (18), às 10h30 – “De onde surgem as ideias?” Oficina de Dança Contemporânea, com a bailarina e coreógrafa Andressa Rondon.

Um espetáculo de Dança Contemporânea Infantil e super interativo para todos mergulharem no mundo da imaginação. Além da apresentação, os próprios integrantes do grupo irão propor diversas atividades dançantes para a plateia também se sentir em cena.

Vamos todos cair no sono, e entrar num universo à parte. De alguma forma todos estão conectados pelos seus sonhos… Cair de um penhasco, sonhar que precisa muito ir ao banheiro! Nossa, caíram os dentes! Um sonho… ou pesadelo? Também já sonhou que estava atrasado, e aí tentou correr e correr e correr e nada de sair do lugar? Pois é, muitos tem os mesmos sonhos, por que? Vem com a gente viajar nessa noite maluca de sonhos malucos.

No domingo (19), às 10h30 – “Oficina Vem Brincar Comigo”, com Sueli Patelli.

Uma oficina onde as crianças serão estimuladas a se divertirem e aprenderem brincadeiras e jogos tradicionais. Uma oportunidade de proporcionar momentos de alegria e interação para a garotada. A proposta é de muita diversão e aprendizado.

A Fábrica Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175 – vila Arens. O horário de funcionamento do local, aos finais de semana é das 9h às 13h.

Centro das Artes

Além de conhecer as novas instalações do local, totalmente reestruturado, o público ainda poderá visitar na Galeria Olga de Brito, a exposição “Olhares sobre a Serra”, uma homenagem à Serra do Japi, importante patrimônio ambiental da cidade.

Já visitou o novo Centro das Artes? Ainda não? Então vá!

Com cerca de 20 obras, a mostra coletiva foi montada a partir de peças que compõem o acervo permanente da Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, de oito diferentes artistas: Beto Cecchi, Bianca Foratori, Dimitri Kuriti, Elvio Santiago, Elvis da Silva, Gabriel Neves, Inos Corradin e Stella Pinheiro.

O Centro das Artes está localizado na rua Barão de Jundiaí, 1.093 – Centro e seu horário de funcionamento aos sábados e domingos é das 10h às 18h.

Espaço Expressa

O espetáculo performático “ATmimos Girassóis” projeto da Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem (ATEAL) que por meio das artes cênicas realizada por surdos (assistidos e ex- assistidos) e equipe de atores, usando a temática de gestos universais/mímica será apresentado nesta sexta (17) e sábado (18), às 19h, no palco da Sala Santos Jundiaí, do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), com entrada gratuita, indicação etária livre e acessibilidade em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

ATmimos Girassóis apresenta 16 surdos e/ou com distúrbios da comunicação, deficiência intelectual e neurotípicos em cena

Composto por um elenco de 16 surdos e/ou com distúrbios da comunicação, deficiência intelectual e neurotípicos, “ATmimos Girassóis” é uma performance cênica sobre as diversas emoções e sensações de Van Gogh, simplesmente um ser humano que encontrou uma forma diferente de se comunicar, existir e ser “ouvido”.

No domingo (19), das 15h30 às 18h, com entrada solidária (doação dos seguintes itens: água mineral, leite em pó, fraldas descartáveis, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza) acontece a ação em prol dos desabrigados do Rio Grande do Sul, “Palco Livre”, com várias apresentações de artistas de Jundiaí nas diversas áreas e expressões artísticas.

A programação do “Palco Livre” seguirá o seguinte cronograma:

A Câmara Setorial de Literatura, representada por sua suplente Julia Heimann e Raquel Matias Medeia estarão presentes no evento arrecadando livros infantis e gibis que serão encaminhados para o Grupo Sol da Cidadania que os enviará para as crianças do Rio Grande do Sul.

As Câmaras Setoriais de Teatro e Dança trarão as seguintes apresentações:

15h30 – Abertura Piano e Voz – Músico João Carlos de Luca
16h – Jessel Rocker Girl & The Rockers Jive Dancers
16h05 – Anita Grossi Studio de dança
16h10 – Studio Lilian Ferret
16h15 – Lá Bella Arte
16h20 – Tribalize
16h25 – Mobius
16h30 – UNIEF
16h35 – Lety’s Dance Studio
16h40 – Espaço Carissa Dilshad
16h45 – Música e Dança Monalisa Pizzolato
16h50 – Espaço Artístico Ana Luísa Grecco
16h55 – Centro de Artes Entrelace
17h – Núcleo de Dança e Bem-Estar Juliana Santos
17h05 – BTO Ballet Teatro Oficina
17h10 – Julia Heimann (Grêmio Pedro Fávaro)
17h20 – Performance Anderson Garcia (Teatro)
17h25 – Alma Dançante Studio
17h30 – Associação de Música Pio X / Cia Marcio Marques
17h35 – Studio La Danse
17h40 – Daniel teatro
17h45 – Luci teatro
17h50 – Zingaraladies 

“Palco Livre” vai movimentar o Expressa no domingo, dia de doar para os desabrigados do Sul

O Espaço Expressa está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1760 – Centro e no local há estacionamento gratuito.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão

A exposição programada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) consiste em permitir ao público percorrer todas as salas do Museu sem uma exposição montada, mas sim pelas instalações e ambiências do prédio histórico.

Trata-se de uma proposta inovadora e metalinguística, que ressalta o patrimônio enquanto motivo da visita, e permite que o público observe a sua arquitetura, reflita sobre as suas instalações e analise os reflexos do passado estampados em suas paredes, teto e pavimento.

O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro e seu horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.

Museu dos Ferroviários

No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

Museu dos Ferroviários guarda a história da ferrovia paulista

O Museu está localizado na avenida União dos Ferroviário, 1.760, dentro do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). O horário de funcionamento aos finais de semana é das 10h às 17h.

Pinacoteca

Quatro exposições podem ser visitadas pelo público na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes:

“A cerâmica como arteterapia”, projeto da ceramista Marília Gonçalves, onde o público poderá conferir as obras da sua nova coleção “Fibra Cerâmica”, e também as peças idealizadas pelos alunos do estúdio que ela mantém em Jundiaí.

“Ondas de Memórias “do artista Jesús Alberto Cruz Londono – Cruz Artista Colombiano. A mostra é um compêndio de obras que fundem a invenção do artista, a “Máquina Frequências 3”, com pinturas inspiradas em livros que ampliam os conceitos de frequência em nossa vida cotidiana, acompanhada de reproduções que percorreram diversos países, convidando o público a explorar a interseção entre arte, tecnologia e a essência de nossa existência.

“Memórias restauradas – retratos da presidência da Cia. Paulista” a mostra reúne 14 telas pintadas por diferentes autores com retratos dos responsáveis pela extinta Cia. Paulista de Estradas de Ferro, uma das empresas ferroviárias que operavam no Município e que instalou, onde hoje é o Espaço Expressa, a sua oficina de locomotivas.

E finalmente conhecer as obras dos artistas que compõem o acervo permanente da Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, entre eles Inos Corradin, Elvio Santiago, Semíramis Mojola, entre outros.

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro. O horário de final de semana é das 10h às 17h. A entrada é gratuita.

Polytheama

No sábado, dia 18, às 19h30 a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí, com regência da maestrina Cláudia Feres. Este será o terceiro concerto oficial da temporada 2024 e no programa obras de Cimarosa, Accolay e Schubert.

No palco do teatro as apresentações da OSMJ e da Cia. Barbixas

Nesse concerto, o solista convidado será o jovem Miguel Marques Silva, de 14 anos, aluno da violinista Márcia Miyuki Fukuda (Escola Municipal de Música de São Paulo).

Ingressos podem ser retirados direto nas bilheterias do Teatro Polytheama e do Centro das Artes, quanto na internet, por meio da plataforma Sympla, sendo liberados dois ingressos por pessoa.

Com duas sessões – 17h e 19h, no domingo (19) a apresentação da Cia. Barbixas, com o espetáculo de stand up “Improvável!”, com os atores Anderson Bizzochi, Daniel Nascimento e Elídio Sanna. Um espetáculo de improvisação teatral onde as cenas são criadas na hora, a partir das ideias da plateia. A classificação etária é 14 anos.

Ingressos: plateia / frisas e camarotes – R$ 100 e arquibancada R$ 80

Ingressos à venda tanto nas bilheterias do Teatro Polytheama e do Centro das Artes, quanto na internet, por meio da plataforma Sympla.

O Teatro Polytheama fica na Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro.

Assessoria de Imprensa
Fotos: fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/05/17/agenda-cultural-concerto-da-osmj-vai-ter-ingresso-solidario-para-os-desabrigados-do-rs/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original