Música & Histórias: A vida e a obra de Alcione em destaque na Sala Glória Rocha
Publicada em 20/05/2024 às 09:20A vida, a obra e a carreira de sucesso de Alcione, a Marrom, uma das maiores cantoras do cenário da Música Popular Brasileira será destaque na edição de maio do projeto “Música & Histórias”, uma realização da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), por meio da Diretoria de Cultura, que tem por objetivo aproximar o público dos artistas da cidade e região, ao mesmo tempo em que os artistas participantes podem divulgar o trabalho que realizam.
O “Especial Alcione”, acontece na próxima quinta-feira, dia 23, às 19h30, com entrada gratuita e agora no palco da Sala Glória Rocha, no Centro das Artes. Para essa edição do “Música & Histórias” em homenagem a cantora, compositora e instrumentista Alcione Dias Nazareth, a “Marrom” foram convidados a cantora Evelyn Ariane e os músicos Romilton Silva (trompetista), Alex Helan (Piano e Teclado), Cássio Soares (Bateria), Alexandre Netto (Percussão), Eder Dias (Contrabaixo) e Rafael Amarante (Guitarra e Violão).
Também participarão do “Especial Alcione” as atrizes Andreza Celestino e Stephanie Leite. As coreografias da noite serão dos bailarinos da Wellness Dança, Camila Mariah e Bruno Freitas.
O projeto “Música & Histórias” segundo o diretor de Cultura, João Carlos de Luca se desenvolve a partir de uma temática central que é a música, porém conta com artistas locais das áreas do teatro e da dança. Para a realização da apresentação, os artistas desenvolvem uma proposta específica para esta ação, levando em conta o tema do projeto daquele mês.
Os ingressos gratuitos (até dois por pessoa) para o “Especial Alcione” estarão disponíveis para retirada a partir das 10h30 de quarta-feira (22), nas bilheterias do Centro das Artes ou Teatro Polytheama e na internet na plataforma Sympla.
Evelyn Ariane – Vocalista
Iniciou a vida cantando aos 14 anos participando de bandas e ministérios na Igreja. Estudou canto lírico e participou de corais eruditos. Sua influência musical vai do Pop ao samba. Atualmente tem realizado musicais em cerimônias de casamento, festas e eventos com a Banda Vitrola e também participa de outros projetos musicais, atua também como free lance para outras bandas, grupos e orquestras.
Alex Helan – Pianista
Pianista natural de Jundiaí-SP, é formado pela Universidade Metropolitana de Santos em Licenciatura Plena em Música. Estudou no Conservatório de Tatuí, tendo como Mentores os professores Beto Corrêa, Eduardo Gobi e Borici Junior. Participou da Banda Soul Boogie Orchestra, tocando nas melhores casas de shows de São Paulo, como Anhembi , Credicard Hall, Expo Center Norte, etc. É pianista do Grupo de eventos Trio e Arte, atuando desde 2012 em grandes eventos por toda região.
Cássio Soares – Percussionista e baterista
A influência das rodas de samba e a música afro-brasileira, trouxeram a musicalidade e ritmos para a sua carreira, adquirindo conhecimentos, experiências e vivências sobre a rica música popular brasileira. Cursou na ULM Tom Jobim percussão afro-brasileira com o professor Luiz Carlos Guello e percussão afro cubana com o professor Pedro Bandeira. IP&T Bateria com os professores Fábio Bergamini e Diego Gil; EMESP bateria com Lilian Carmona. Cursando Licenciatura – UNINTER Centro Universitário Internacional.
Alexandre Netto – Percussionista
Natural de Jundiaí, percussionista autodidata, se interessou pelo mundo musical aos 7 anos sob influência de sua mãe Marlene, na época passista na escola de samba jundiaiense Eldorado. Pegou no tamborim em seu primeiro desfile de carnaval aos 10 anos, após ganhou um cavaquinho de seu avô paterno, Benedito Franco, mas seu amor pela batucada, em especial pelo surdo falou mais alto. Contribuiu para os projetos Trio Samba de Outrora, Projeto Samba na Praça e em destaque o projeto Núcleo de Samba Paulista Bumbo do Japi, onde lançaram um CD com sambas autorais, com base rítmica do cururu, maxixe, samba rural e dos tambores dos batuques de terreiro.
Eder Dias – Contrabaixista
Iniciou os estudos no contrabaixo elétrico aos 11 anos de idade, e aos 16 anos já tocava profissionalmente em bares de Jundiaí e região. Foi aluno de Gilberto de Syllos e Celso Pixinga, e estudou MPB e Jazz no Conservatório de Tatuí, estudando contrabaixo com Sérgio Frigério. Integrou projetos de vários artistas da região, dentre eles Big Chico Blues Band, com a qual se apresentou em diversos festivais, com destaque para Festival de Blues e Jazz de Guaramiranga – Ceará, em 2003, e Natu Nobilis Blues Festival – Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis, em 2004. Atualmente é integrante da banda Vitrola, com a qual se apresenta em eventos em geral, e Trio em Transe. Na área pedagógica ministrou aulas em diversas escolas de Jundiaí, dentre as quais destacam-se Fermata, Cemus Centro Musical, Academia do Som e Harmonia, onde lecionou contrabaixo, violão, harmonia, teoria musical e prática de conjunto.
Romilton Bispo da Silva – Trompetista
Iniciou os estudos musicais em 2000 junto a Banda Progresso Louveirense, na cidade de Louveira-SP, após 2 anos ingressou na banda Marcial de Louveira com a direção do maestro Joeldir Manuel Silva. No ano de 2004, entrou na Unibanda, um projeto para alunos de música coordenado pela Unicamp, onde atuou em diversos grupos de estudo como prática de Banda Sinfônica, grupos de câmara e grupos de trompete, com orientação do professor Israel de Souza Calixto. Em 2011, ingressou na EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo) tendo aulas com o trompetista Daniel D’Alcântara. Formado em licenciatura música pela Unimes (Universidade Metropolitana de Santos). Atualmente trabalha com diversos grupos, nos mais variados estilos, Bandas, Orquestra, Big Band, entre outros.
Andreza Celestino – Atriz
É atriz, caracterizadora, bailarina e musicista. Vocalista e compositora do projeto Atemporal Arte, com o qual concorreu ao prêmio palco mp3 em 2017. É co-fundadora da Cia Giro no Biombo, na qual é responsável pelas composições para os espetáculos e atua, integra também a Cia Povoada Ajeum e o Núcleo Preto de Artes Afrodiasporicas, como atriz e musicista. Atua ainda como professora na educação infantil, ensinando teatro e dança.
Stephanie Leite – Atriz
Atriz desde 2011, participou de diversas montagens em Jundiaí, além de trabalhos para a TV Rede Paulista e webséries para o público LGBTQIAP+ no YouTube. Atuou ainda em “A Trágica História do Rei Édipo”, sob direção de Alexandre Ferreira no SESC Jundiaí; atuou pelo Núcleo XIII de Artes Dramáticas, em Campo Limpo Paulista, sob a direção de Cleber Lima; integrou o elenco da Cia Espelho D’Arte sob a direção de Luciano Fernandes; integrou o elenco da Cia Caça Vento de Artes; integra o elenco do Teatro Preto CLP, em Campo Limpo Paulista; fundadora do OyaLá! Coletivo Artístico.
Serviço:
“Música & Histórias – Especial Alcione
Dia: 23 de maio – quinta-feira
Horário: 19H30
Local: Sala Glória Rocha
Centro das Artes
Rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro
Ingressos: Gratuitos – até dois por pessoa
Distribuição: dia 22 de maio a partir das 10h30
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original