Jundiaí inicia a campanha de arrecadação para crianças do Rio Grande do Sul
Publicada em 21/05/2024 às 15:02Oferecer ajuda para devolver os direitos de sonhar e de brincar às crianças de Canoas e Colinas, ambas do Rio Grande do Sul e fortemente afetadas pelas inundações que devastaram parte do estado gaúcho. Jundiaí, Cidade das Crianças e sede brasileira da Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças, lança nesta quarta-feira (22), campanha para a arrecadação de itens específicos às crianças entre 0 a 12 anos. Quem puder doar brinquedos, fantasias, livros, descartáveis e roupas íntimas infantis novas, deve entregar entre quarta-feira (22) até a quarta-feira (29), das 9h às 17h no Fundo Social de Solidariedade (Funss). No sábado (25), a arrecadação no local será das 9h às 13h.
“As crianças de Jundiaí estão mobilizadas e sensibilizadas com a situação do Sul. Assim como os jundiaienses têm feito desde o início da campanha, no apoio ininterrupto aos gaúchos, também apoiará e colaborará para que os direitos do brincar e de sonhar sejam devolvidos a esses pequenos cidadãos”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado, que conversou com os prefeitos das duas cidades para identificar as necessidades de cada município. “Nossas crianças escreverão cartas com mensagens de conforto para quem vivencia esse momento de tragédia”, adiantou o prefeito.
O brincar é direito fundamental da infância e faz parte dos pilares da Rede Latino – Americana – Cidade das Crianças, assim como o direito à Educação e à Cultura. De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Cultua (UGC) Marcelo Peroni, além de ações de arrecadação com a população, os artistas e educadores da cidade também estão mobilizados no apoio à causa. “Apesar de a água estar baixando, não sobrou nada de escolas, de bibliotecas e até das casas dessas crianças. Algumas perderam a família. Proporcionar momentos que despertem a esperança em dias melhores, é a missão dessa ação de Jundiaí”, relata.
Ação
A iniciativa tem públicos específicos e atenderá demandas de cada uma das cidades. Canoas, por exemplo, receberá brinquedos livros, descartáveis e calcinhas e cuecas infantis novas. Já Colinas, brinquedos e livros.
A arrecadação será feita ao longo dos dias 22 a 29, segunda a sexta, das 9h às 17h, e no sábado, das 9h às 13h, no Funss de Jundiaí (Avenida Manoela Lacerda de Vergueiro s/n, portão 3). As doações serão encaminhadas em caminhões com destino específico, partindo de Jundiaí, no dia 30 de maio.
“Além das doações, as crianças receberão, também, cartas das crianças de Jundiaí, demonstrando sua solidariedade e empatia, que são hoje habilidades importantes a ensinar, a compartilhar, a proteger e a defender as infâncias. As cartinhas escritas pelas crianças das escolas de Jundiaí e pelo Comitê das Crianças serão entregues juntamente com as doações. É uma forma de confortar o coração de quem recebe, uma pequena luz de esperança, para que tenham forças para a reconstrução”, reforça a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
Assessoria de Imprensa
-
11/12/2024
Mc Tour: iniciativa atendeu mais de 2.800 crianças desde 2017
-
01/12/2024
Natal Solidário do Hopi Hari: troca de ingressos continuará na segunda-feira (02)
-
28/11/2024
Natal Solidário no Hopi Hari: troca de ingressos começa amanhã no Funss
-
27/11/2024
Coral Azul e Branco se apresenta para alunos do Fundo Social de Solidariedade
Baixe as fotos desta notícia na resolução original