Semana do Brincar busca sensibilizar adultos para a importância da brincadeira na infância

Publicada em 22/05/2024 às 10:03

Jundiaí, com o desemparedamento das escolas e outros projetos como o Brincar Livre e Ruas de Brincar, fortalece a brincadeira como um direito a ser garantido diariamente às crianças visando seu pleno desenvolvimento. Para difundir o conceito entre a população, a Semana Mundial do Brincar, que será realizada entre os dias 25 de maio e 2 de junho, busca ativar a infância nos adultos, despertando uma consciência coletiva sobre a importância de criar um mundo em que as crianças possam viver o brincar livre de forma plena.

“Os participantes do GT Criança na Cidade definiram como ação em prol da Semana Mundial do Brincar a sensibilização dos adultos sobre a temática. Serão promovidas brincadeiras com servidores das diversas Unidades de Gestão da Prefeitura de Jundiaí, no DIA D – 29/05 (quarta-feira) e, estimulado que a população também aproveite o momento para lembrar das brincadeiras de infância”, comenta a assessora da Cidade das Crianças, Adriana Uemori.

A articuladora do Comitê Regional da Primeiríssima Infância, Gerusa Moura, reforça a importância da ação. “A iniciativa, neste ano, tem como foco sensibilizar os adultos pelo brincar. Estará disponível um material com sugestões de atividades, no site primeirainfancia.jundiai.sp.gov.br. As participações da Semana do Brincar poderão ser registradas com imagens (fotos e vídeos) e enviadas para o e-mail primeirissima@jundiai.sp.gov.br ou marcando @primeirissimainfancia_sppi com a hastag #smb2024”, comenta a articuladora.

Semana Mundial do Brincar, que será realizada entre os dias 25 de maio e 2 de junho

Semana do Brincar

Durante a Semana Mundial do Brincar, criada em 1998, a proposta é que qualquer pessoa, coletivo ou organização crie e coloque em prática – com autonomia e de acordo com seus interesses, recursos e tipos de públicos – atividades em prol do brincar que envolvam crianças, familiares e educadores. Isso pode acontecer em espaços como praças e parques públicos, escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental, centros culturais e teatros municipais, universidades públicas, dentre outros.

O Movimento Unidos pelo Brincar tem a missão de promover a valorização do brincar como um dos pilares do desenvolvimento infantil. Por meio do brincar, as crianças desenvolvem habilidades, e por esse motivo o Movimento procura estimular famílias, cuidadores e o setor público a oferecer mais oportunidades de brincar para todas as crianças. Com financiamento da Fundação LEGO, a iniciativa atua desde 2019 no Brasil, Colômbia, México e Ruanda.

A Aliança pela Infância é um movimento que luta pelo direito de toda criança ser criança, em sua plenitude, e de ter uma infância com dignidade e saúde. Reconhecida como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), atua há mais de 20 anos no Brasil, desenvolvendo um trabalho em rede com pessoas comprometidas com a infância, organizadas em núcleos e voluntárias em diversas regiões do país.

Campanha Internacional “Garantir o direito ao brincar livre”

Jundiaí como sede da Rede Brasileira Cidades das Crianças participa do Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento de Diretrizes Regionais, coordenado pelo Instituto Interamericano de Crianças e Adolescentes (IIN-OEA) e a Associação Francesco Tonucci. O intuito é garantir o direito ao brincar livre de meninos e meninas, principalmente dentro seus primeiros anos de vida.
O Grupo de Trabalho tem como objetivo gerar um processo de reflexão e levantamento de diretrizes que contribuam para o reconhecimento da brincadeira como elemento circunstancial para o desenvolvimento infantil, incentivando a promoção de ambientes de apoio que respeitem, protejam e mantenham o pleno exercício deste direito. No próximo dia 30, será lançada a Campanha Internacional “Garantir o direito ao brincar livre”.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/05/22/semana-do-brincar-busca-sensibilizar-adultos-para-a-importancia-da-brincadeira-na-infancia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original