Jundiaí recebe visita de representantes de empresa de cuidados de saúde primários do Reino Unido
Publicada em 23/05/2024 às 17:04Um grupo de profissionais de cuidados de saúde primários e serviços comunitários do Reino Unido, esteve na manhã desta quinta-feira (23), em Jundiaí, para conhecer o trabalho realizado no município por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Os visitantes são integrantes da empresa Modality, comprometida com os valores do National Health System (NHS) – que é o sistema de saúde da Inglaterra – e que fornece serviços de atenção primária para mais de 7 milhões de pessoas no Reino Unido.
O encontro foi intermediado pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), parceiro do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), e teve por objetivo oportunizar a troca de experiências entre os dois sistemas e a possibilidade de estudar as melhores experiências sobre os caminhos para o desenvolvimento sustentável na área da saúde pública. Estiveram presentes os gestores da Casa Civil (UGCC), Dr. Gustavo Maryssael – representando o prefeito Luiz Fernando Machado; e de Promoção da Saúde (UGSP), Tiago Texera, e sua equipe; além do Superintendente do HSV, Matheus Gomes; o Diretor Clínico do Hospital, Dr. Frederico Michelino de Oliveira; e a Coordenadora Administrativa do Núcleo Técnico da Estratégia de Saúde da Família (NTESF), Pamela Mango. Pelo IQG, participaram a CEO, Mara Machado; e o Diretor de Relacionamento, Jadson Costa. Pela Modality, marcaram presença o CEO, Dr. Vincent Sai; a Diretora Médica de Atenção Primária, Drª Mina Gupta; e a Executiva, Drª Ravi Sandhu; e Danilo Moreira, do Consulado Britânico.
O Superintendente, Matheus Gomes, explica que o Hospital São Vicente iniciou uma parceria com o Instituto Qualisa de Gestão, no ano passado, para obter a Certificação ONA – que é uma acreditação de reconhecimento internacional. Em dezembro de 2023, a Instituição conquistou o Nível 2 – Acreditado Pleno. Agora, a estrutura de urgência e emergência – composta por quatro unidades de Prontos Atendimentos e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que também contam com o apoio de mais dois ambulatórios, sendo um de Especialidades e outro de Ortopedia – passa por um processo de qualificação integrada para certificação em rede juntamente com seis Unidades Básicas de Saúde (UBS). O objetivo é garantir o alinhamento das ações nos serviços e a padronização dos atendimentos. “Por intermédio desta parceria com o IQG, tivemos conhecimento sobre a Modality, que buscava a troca de experiências com uma unidade que presta bom atendimento em saúde, no Brasil. O município de Jundiaí foi escolhido através da integração entre o IQG e o Hospital São Vicente não por acaso, mas pela seriedade e pela qualidade do trabalho que desempenha em benefício da população”, explicou.
“Quero agradecer a acolhida e dizer que esta é uma oportunidade para estabelecer uma parceria e nos inspirar. É necessário redesenhar a saúde e fomentar esta discussão. Jundiaí foi escolhida a dedo porque é um município com grande maturidade para isso”, pontuou Mara Machado, CEO do IQG.
O gestor de Promoção da Saúde, considera a visita importante. “Um momento exitoso entre o SUS de Jundiaí e o Sistema NHS, do Reino Unido. Eles procuraram o nosso município, assim como o Paraguai nos procurou, recentemente, para fazer esta troca de experiências e, desta vez, no que tange a atenção primária, ou seja, as Unidades Básicas de Saúde. Jundiaí ensinou muito para eles sobre o seu modelo de atenção básica como também aprendeu muito com o sistema NHS para avançar sempre com a atenção primária, que é a porta de entrada para o SUS de Jundiaí”.
“É uma honra conhecer esta cidade tão bonita e eu agradeço a oportunidade de estarmos reunidos aqui. A ideia foi promover uma colaboração entre o sistema público de saúde inglês, que é o NHS, e o SUS. Foi um prazer entender as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas aqui, em Jundiaí, e fazer parte disso. Entendo que os desafios, muitas vezes, são diferentes, mas acredito que poderemos encontrar boas soluções, juntos”, disse o CEO da Modality, Dr. Vincent Sai.
“Foi um encontro muito rico e a saúde pública de Jundiaí teve a oportunidade de mostrar as suas qualidades para os representantes da Modality, do Reino Unido, e para o IQG, que veio nos visitar, para apresentar o que Jundiaí tem de melhor. Ao mesmo tempo, compartilhar experiências, saber ouvir e entender as boas práticas na saúde pública que são realizadas lá e Jundiaí poder incorporar estas ações para os nossos munícipes”, afirmou o gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.
-
13/01/2025
Jundiaí recebe oito ambulâncias para renovar a frota de saúde
-
12/01/2025
Janeiro Roxo: Saúde realiza ação de enfrentamento à hanseníase
-
12/01/2025
PAIT tem novas turmas neste mês
-
11/01/2025
Ação para avaliação de risco de dengue continua na próxima semana
Baixe as fotos desta notícia na resolução original