Alunos da EMEB Luzia Francisca passam por tratamento odontológico
Publicada em 27/05/2024 às 15:36Ryan Azevedo, de seis anos, saiu sorridente após passar na última sexta-feira (24) por tratamento odontológico completo na EMEB Luzia Francisca de Souza Martins, no bairro Ivoturucaia. A escola é a primeira deste ano a receber, a partir do Programa Saúde na Escola (PSE), a implantação do Tratamento Restaurador Atraumático (ART), técnica que consiste na restauração de dentes, dispensando o uso de equipamentos tradicionais, como o motor odontológico.
Cerca de 140 alunos devem passar, em quatro sextas-feiras, pelo procedimento efetuado pela equipe de saúde bucal da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). Os pais participaram de uma reunião e autorizaram. Entre 15 a 20 minutos, são tratadas as cáries sem a utilização de anestesia e com materiais específicos.
“É um tratamento que otimiza o trabalho das equipes e traz conforto para as famílias e para as crianças, que ficam à vontade e tranquilas, já que estão em um ambiente familiar. Geralmente, 80% dos casos são finalizados na própria escola e apenas situações mais complexas são encaminhadas para a Unidade Básica de referência”, explica a apoiadora técnica de Saúde Bucal da UGPS, odontóloga Evely Morgan.
A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, ressalta que a ação também está alinhada ao programa Escola Inovadora. “No Currículo Jundiaiense, trabalhamos com o tema saúde em diferentes áreas do conhecimento. Essa parceria com a UGPS, atuando junto aos nossos meninos e meninas, contribui para o desenvolvimento global, o que refletirá na vida adulta”, ressalta.
Neste ano, oito EMEBs serão atendidas. Em 2025, a ação será levada para as demais unidades da rede municipal de ensino.
O PSE é um programa preconizado pelos Ministérios da Saúde e da Educação, para promover ações de saúde para as crianças. Em Jundiaí, a implantação ocorreu em 2015 em cinco escolas cadastradas. Neste ano, são 127 unidades municipais e estaduais, com aproximadamente 37 mil estudantes. Juntamente com o mapeamento das condições bucais dos alunos de zero a 15 anos, são ofertadas atividades educativas, escovações supervisionadas, aplicação de flúor e encaminhamento para atendimento odontológico nas UBSs. Até abril, cerca de 13,9 mil foram examinados pela equipe de saúde bucal da UGPS a partir do programa.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
17/12/2024
Organização Pan-Americana de Saúde entrega prêmio APF Forte para Jundiaí
-
17/12/2024
Nota Oficial — interrupção temporária da vacinação contra Covid-19
-
16/12/2024
Clínica da Família Hortolândia reúne comunidade para comemorar o Natal
Baixe as fotos desta notícia na resolução original