Duas UBSs ficam abertas no feriado para atendimento dengue
Publicada em 29/05/2024 às 07:00A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) manterá, durante o feriado local do Dia de Corpus Christi na próxima quinta-feira (30) e do dia posterior ao feriado, na sexta-feira (31), e no sábado (1), dois equipamentos de saúde abertos para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue.
Pacientes de qualquer região da cidade com sintomas leves e moderados podem se dirigir à Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e à UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n), das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h).
Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito.
No caso das pessoas com mais de 60 anos, que tenham comorbidades ou que apresentem sinais de agravamento, a orientação é que busquem atendimento nos Prontos Atendimentos Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), Ponte São João (rua Santo Antônio, 191) e Retiro (rua Maria Lúcia de Almeida, 100), ambos das 7h às 19h (com fechamento dos portões às 18h) e UPA Vetor Oeste (avenida Presbítero Manoel Antônio Dias Filho, 155), atendimento 24h.
Os sinais de alarme que indicam uma evolução potencialmente mais grave são: dor abdominal intensa; náuseas; vômitos persistentes e sangramento de mucosas.
Enfrentamento
O Município segue em situação de emergência para dengue, com novas estratégias de enfrentamento articuladas pelo Comitê Intersetorial de Prevenção e Combate à doença. A partir da Sala de Situação da Saúde — montada em dezembro — a situação é monitorada para a adoção de medidas antecipadas e de forma transparente.
Em todas as regiões, a Prefeitura ampliou as ações de vistoria nos imóveis para a verificação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, de orientação aos moradores, de vigilância epidemiológica, além de realizar mutirões para o recolhimento de inservíveis, nebulização veicular em localidades com alta transmissão, trabalhos educativos em escolas e terminais de ônibus, e campanhas na mídia.
A Prefeitura reforça o alerta para a população contribuir na eliminação de espaços com acúmulo de água que possam servir de criadouros para o mosquito e efetuar corretamente o descarte de lixo.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
16/01/2025
Operação de combate à dengue remove 1,6 tonelada de materiais inservíveis do Jardim Novo Horizonte
-
13/01/2025
Jundiaí recebe oito ambulâncias para renovar a frota de saúde
-
12/01/2025
Janeiro Roxo: Saúde realiza ação de enfrentamento à hanseníase
-
12/01/2025
PAIT tem novas turmas neste mês
Baixe as fotos desta notícia na resolução original