Maio Amarelo: Jundiaí reduz mortes com conscientização e educação para trânsito seguro
Publicada em 31/05/2024 às 08:00Se no Estado de São Paulo, o número de óbitos no primeiro trimestre subiu 15% em comparação a 2023, em Jundiaí, o cenário é positivo, com redução de 60% no número de óbitos em vias municipais, de acordo com dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga). O crédito para os números positivos se deve às constantes ações de orientação e educação para o trânsito, bem como as campanhas como o Maio Amarelo, desenvolvida na cidade há vários anos, além dos investimentos realizados para a qualificação viária e segurança.
“Investimentos em ações que tenham como resultado a redução dos acidentes e dos óbitos no trânsito de Jundiaí. Entendemos que a educação para um trânsito seguro é a base para uma sociedade melhor. Por isso, Jundiaí, que é a Cidade das Crianças, atua fortemente com os pequenos, que são multiplicadores de informação”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado, que ainda lembra do apontamento do Comitê das Crianças para a necessidade de implantação de radares próximos às escolas para garantir a segurança das crianças e da criação do Jardim da Mobilidade.
De acordo com dados do portal estadual Infosiga, n o primeiro trimestre de 2022, foram registrados seis óbitos relacionados a acidentes de trânsito em vias urbanas. Em 2023, cinco e, em 2024, dois óbitos. Na comparação de 2023, para 2024, a redução foi de 60%. Com relação a sinistros não fatais no primeiro trimestre de 2023 foram 370. Já no primeiro trimestre de 2024, foram 353, ou seja, queda de 4,60%.
Investimentos
De acordo com dados da Unidade de Gestão de Governo e Finanças, desde 2017, foram investidos cerca de R$ 80 milhões em recapeamento de vias, R$ 70 milhões em sinalização vertical e horizontal. Além disso, a atualização do sistema semafórico e de câmeras de monitoramento e identificação de ocorrências também faz parte do pacote de melhorias para a segurança no trânsito, como as áreas da infância e as requalificações de vias na região central.
“Temos o propósito de melhorar a cidade. E as metas estão sendo alcançadas. Sabemos que ainda há muito o que se fazer até alcançar a marca de zero mortes no trânsito. Mas os investimentos feitos já começaram a impactar positivamente. A comparação, em um ano para o outro teve redução expressiva nas mortes em vias municipais”, reforça o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
Educação
O Jardim da Mobilidade, entregue no final de 2023, localizado no Mundo das Crianças, é o diferencial para Jundiaí. O local é a réplica de uma cidade, com todos os dispositivos e equipamentos em tamanho adequado à realidade das crianças, como semáforos, mini ônibus e pequenos carros para circulação. “Ali é possível apresentar todos os tipos de situações vivenciadas nas ruas e, desta forma, de maneira lúdica, ensinar nossas crianças as regras e normas de trânsito”, reforçou o gestor da UGMT.
As ações do Maio Amarelo deste ano foram focadas nas articulações com escolas e empresas, de forma a atingir o maior público possível. Ao todo, mais de 15 mil pessoas foram impactadas pela mensagem.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
11/01/2025
Prefeitura apresenta novas diretrizes para transportadores escolares
-
11/01/2025
Teste de adequação viária visa desafogar o trânsito no viaduto Sperandio Pelliciari
-
30/12/2024
Relatório de Gestão detalha oito anos de avanços do governo Luiz Fernando
-
30/12/2024
Balanço: Ônibus novos e sustentáveis foram destaque
Baixe as fotos desta notícia na resolução original