Curso de Mestres de RPG e Escrita Criativa na Biblioteca
Publicada em 05/06/2024 às 12:24A Unidade de Gestão de Cultura (UGC), por meio da Biblioteca Prof. Nelson Foot (BNF), irá sediar, por dois meses, o curso de formação de Mestres de RPG (sigla em inglês para role-playing game), um gênero de jogo no qual os jogadores assumem o papel de personagens imaginários, em um mundo fictício, e Escrita Criativa, sob a coordenação do produtor cultural do “Além Muro”, Bruno Davi Kretzmann.
O curso é gratuito e terá carga horária de seis horas por turma, sendo duas horas por sábado, sempre das 14h às 16h. A primeira turma se reunirá na BNF nos dias 08, 15 e 22 de junho, enquanto que a segunda turma nos dias 29 de junho e 06 e 13 de julho. A Biblioteca está localizada dentro do Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens.
Segundo o coordenador do curso de Mestres de RPG e Escrita Criativa, todo conteúdo foi elaborado com um cuidado especial no equilíbrio entre o prático e o teórico. “Todos os módulos são autossuficientes, de maneira a cada aula ser proveitosa mesmo se, porventura, houver alunos entrando no curso já iniciado”, explicou Kretzmann.
Interessados em participar deverão ter idade mínima de 12 anos e a inscrição é via Internet, pelo formulário próprio, disponível no link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfSJ6RabvnnhP0l9QHbGjwv4gyPABd9UCW24HmJyoOpMfDcgQ/viewform
A programação do curso será a seguinte:
- Módulo 1 – Introdução
- Contextualizar o aluno nas características do RPG enquanto ferramenta fundamental no desenvolvimento de jogos narrativos.
- Módulo 2 – Personagens
- Fornecer inspiração e orientação na criação de personagens, jogadores ou não, críveis, justos e memoráveis.
- Módulo 3 – Cenários
- Fornecer referências para contextualização das aventuras no mundo de jogo, desenvolvimento de trama da campanha, geografia e história, cultura e sociedades, mapas e cidades, ambientes e atmosferas.
- Módulo 4 – A Jornada do Herói
- Mergulhar um pouco mais na criação de personagens, levando em conta os estudos sobre o monomito e a Jornada do Herói.
- Módulo 5 – Técnicas Narrativas
- Apresentação de técnicas narrativas que visam facilitar o trabalho criativo e criar histórias instigantes para os jogadores, leitores ou espectadores em qualquer mídia.
- Módulo 6 – Comunicação e Improvisação
- Abordagem sobre improvisação, como criar eventos espontâneos, lidar com os jogadores que desviam do enredo e ainda assim manter a coesão da história.
O que é RPG
RPG é a sigla em inglês para role-playing game, um gênero de jogo no qual os jogadores assumem o papel de personagens imaginários, em um mundo fictício.
Os jogos de RPG podem ser jogados de diversas formas. As mais comuns são através de atuação literal, na qual os jogadores agem, falam e se vestem como seus personagens, e o RPG de mesa, a forma mais famosa (e a primeira inventada) de RPG.
Em qualquer modalidade de RPG, as histórias são guiadas por um jogador denominado “mestre”, que dita a trama, descreve os cenários, controla os inimigos que outros jogadores enfrentam, etc. Enquanto isso, os outros jogadores tomam suas decisões de forma livre conforme as situações narradas pelo mestre.
As principais características do RPG são a interatividade e o trabalho em grupo. É muito raro que jogadores se reúnam para jogar RPG de forma competitiva, uma vez que se trata de um jogo predominantemente colaborativo, no qual os jogadores só conseguirão vencer se trabalharem em conjunto.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original