Cultura promove 2º Seminário de Leitura, Literatura e Bibliotecas: eu leio, você lê, pra quê?
Publicada em 24/06/2024 às 15:04A Unidade de Gestão de Cultura (UGC), por meio da Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot (BNF), promove no dia 05 de julho, das 13h às 21h, em seu auditório, o 2º Seminário de Leitura, Literatura e Bibliotecas: eu leio, você lê, pra quê?
A ação será desenvolvida em dois momentos: das 13h às 17h – Oficina de escrita literária: “Intersecções criativas, impulsos para a escrita e representatividades”, com a escritora Cristina Judar e das 19h às 21h, mesa redonda: “A literatura como forma de compreensão profunda das experiências humanas: desafios e estratégias para novas práticas de leitura”, com os autores Tiago Ferro e Márcio Martelli e mediação da escritora, Mara Lígia Biancardi.
Na oficina com Cristina Judar os participantes receberão o seguinte conteúdo: saber identificar e fazer uso de recursos capazes de estimular a criatividade e impulsionar a escrita com a oportunidade de desenvolver o seu próprio processo de criação / produção literária em um ambiente de acolhimento, troca e muito diálogo. A representatividade também é um dos focos desta oficina, por meio do estímulo à criação de personagens pouco retratados / formas de retratar personagens e vivências que ainda encontram pouca visibilidade na literatura.
Já para a mesa redonda a proposta será refletir sobre a quinta edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgada em 2020 onde ficou evidente a queda no número de leitores entre 2015 e 2019, de 56% para 52%, representando uma diminuição de 4,6 milhões de leitores. Isso levanta questões sobre os motivos por trás dessa redução e por que a taxa de não leitores permanece em torno de 50% desde 2007. Assim, os autores Tiago Ferro, Márcio Martelli e Mara Lígia Biancardi levarão os participantes a discutir sobres essas e outras questões envolvendo a leitura.
O Seminário é totalmente gratuito e aberto a professores, escritores, editores, estudantes de Letras, Pedagogia e Biblioteconomia, bem como para funcionários de bibliotecas – públicas ou de instituições particulares. Todos os participantes receberão certificado. Interessados em participar deverão se inscrever pela Internet no link oficial do Seminário
https://docs.google.com/forms/d/1sLj8clmCJGbIj82uv5wbdHPVbL2PXxl5tp4C6ZvrXQQ/edit
O Seminário também contará com a participação do ator Rafael Lopes, da Cia. Um do Outro de Teatro que fará uma uma imersão de Teatro-Visual na obra “Sentimento do Mundo”, do poeta Carlos Drummond de Andrade. Através de imagens e sons, o ator torna-se Drummond e leitor ao entrar na cabeça desse poeta. Utilizando-se de alguns poemas do livro “Sentimento do Mundo”, a diretora Clara de Biagio faz uma costura que interliga os sentimentos do poeta aos do leitor, trazendo assim a plateia para um entendimento artístico dessa obra ímpar do poeta.
Os convidados
Cristina Judar
Mestrande em Literatura, leciona no Curso Livre de Preparação de Escritores, da Casa das Rosas. Escreveu as HQs Lina (Estação Liberdade) e Vermelho, Vivo (Devir), e o livro de contos Roteiros para uma vida curta (Reformatório), que recebeu menção honrosa no Prêmio Sesc de Literatura. Seu romance de estreia, Oito do sete (Reformatório), foi finalista do Prêmio Jabuti e ganhador do Prêmio São Paulo de Literatura. Elas marchavam sob o sol (Dublinense) teve os direitos de publicação vendidos para editoras de Moçambique, Egito e Itália.
Tiago Ferro
Editor e escritor, autor dos romances O pai da menina morta (vencedor dos prêmios Jabuti de melhor romance e São Paulo de Literatura de melhor romance de estreia) e O seu terrível abraço (2023), ambos publicados pela Todavia. Seus livros foram publicados na Colômbia, Argentina, Portugal e Suécia. Colabora com textos sobre cultura e política para a Folha de São Paulo e para a revista Piauí. Doutor em história social pela Universidade de São Paulo, com uma pesquisa sobre a obra do crítico literário Roberto Schwarz. Foi visiting fellow da Princeton University 2023-2024. É um dos fundadores da editora independente e-galáxia e da revista de ensaios Peixe-elétrico, que publicou no Brasil Diamela Eltit, Lina Meruane, Ricardo Piglia, entre outros.
Márcio Martelli
Nasceu em Jundiaí, São Paulo, em 1968. Escritor e editor de livros. Atual presidente da AJL – Academia Jundiaiense de Letras, membro do Grêmio Cultural Prof. Pedro Fávaro e da APP – Associação Portuguesa de Poetas. Doutorando pela UNICAMP, em Ensino e História de Ciências da Terra, no Instituto de Geociências. Editou mais de 1.000 títulos. Participou de diversas Bienais Internacionais do Livro em seu país e da Feira Internacional do Livro de Lisboa. Autor de mais de 50 obras (poesia, contos, crônicas, romance e infantojuvenis). Dedica-se à pesquisa das obras de Monteiro Lobato e Fernando Pessoa.
Mara Lígia Biancardi
Nascida em Jundiaí, em 16 de agosto de 1967, formada em Letras pela USP, pós-graduada em Língua Inglesa, em Metodologias do ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica e em Literatura. É membro da Academia Jundiaiense de Letras.Publicou Momentos, InVerso, As Chaves Mágicas, Os Três Rs Mágicos e ENCLeuSURADO. Realiza mediação de leituras, projetos em educação e literatura, palestras, oficinas literárias, rodas de leitura de poesia e saraus.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original