Gal Costa será o tema do Música & Histórias deste mês na Sala Glória Rocha
Publicada em 25/06/2024 às 08:00A edição de junho do projeto Música & Histórias, uma realização da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), por meio do Departamento de Cultura, traz ao palco da Sala Glória Rocha, nesta quinta-feira (27), a partir das 19h30 com entrada gratuita, um tributo a cantora Gal Costa, reunindo músicos, bailarinos e atores.
Na oportunidade o público vai conhecer um pouco mais da história da cantora que se tornou ícone da MPB e do seu repertório de sucesso, com canções que marcaram gerações e que há dois anos morreu vítima de um infarto, surpreendendo uma legião de fãs não só pelo país como internacionalmente.
Para essa edição do projeto foram convidados a cantora Shelly Simon e os músicos Thiago Lourenço (pianista), Lilo Medeiros (guitarrista), Renato Lanza (baterista), Dô de Carvalho (saxofonista) e Alex Mendonça (baixista), e com a participação dos atores Cadu Govea e Clara de Biagio e das bailarinas Isabela Cereser e Rafaela Gutierrez com coreografia assinada pelo coreógrafo Lucas Martinelli.
Os ingressos gratuitos – até dois por pessoa – ficarão disponíveis para retirada a partir das 10h30 de quarta-feira (26), tanto nas bilheterias do teatro e do Centro das Artes (rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro), quanto na plataforma Sympla.
Os convidados
Shelly Simon – Vocalista
Cantora (mezzo), iniciou sua carreira musical em 1995 cantando em bandas que se destacaram na região. Estudou do canto popular ao erudito, se aperfeiçoando em várias linguagens musicais, além de outras técnicas utilizadas para canto. Por conta da diversidade de estilos que interpretou ao longo de sua carreira, Shelly Simon se especializou em música popular brasileira, pop internacional, jazz, blues e classic rock. Atualmente, oferece diversos projetos musicais para os mais variados tipos de eventos, com repertório eclético que vai do jazz ao rock. Shelly Simon se destacou no cenário musical da região por apresentar desde 2011 um belíssimo tributo em homenagem à cantora Amy Winehouse, além de tributos a grandes cantoras da música popular brasileira e estrangeira, como Janis Joplin, Elis Regina, Gal Costa entre outras, demonstrando ainda mais o seu nome e seu grande talento.
Thiago Lourenço – pianista
Pianista, arranjador, compositor e professor de música, começou a tocar com bandas de baile de sua cidade em 1994. Ganhou alguns festivais de música como melhor composição e arranjo em Vinhedo, Itaúnas (Espírito Santo), Itanhandu (minas Gerais), dentre outros. Hoje trabalha como pianista, arranjador e compositor da Banda Montuno, e da Campinas jazz Big Band.
Lilo Medeiros – guitarrista
Lilo Medeiros, guitarrista e compositor, dono de um estilo único na guitarra, já acompanhou artistas pertencentes aos mais diversos estilos musicais, atualmente segue com seu trabalho autoral e projetos de shows.
Renato Lanza – baterista
Natural de Jundiaí, interior de São Paulo, Renato Lanza é músico, educador e produtor musical com mais de 15 anos de experiência na área. Formado em Música, bacharel em Regência pela Faculdade Santa Marcelina, participou de diversos “masterclasses”, “workshops” e “festivais” com grandes nomes da música nacional e internacional.
Como músico, atua ao lado de diversos grupos, bandas e cantores de Jundiaí e toda grande São Paulo, incluindo trabalhos pontuais com grandes nomes da música brasileira, tais como: Patubatê, Emília Monteiro, Lívia Mattos, Siba Veloso e Teatro Mágico.
Dô de Carvalho – saxofonista
Saxofonista, flautista, arranjador e compositor, Dô de Carvalho é formado pelo Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí no curso de Saxofone MPB e Jazz (2013) e atua profissionalmente desde 2005.
Já se apresentou e gravou ao lado de grandes nomes da música brasileira, tais como Hermeto Pascoal, Luciana Melo, Vanessa Moreno, Mônica Salmaso, Paula Lima, Xande de Pilares, Simoninha, Hamilton de Holanda dentre outros.
Participou e participa de festivais de jazz pelo Brasil, como o Savassi Festival (em Belo Horizonte-MG), o Sampa Jazz Fest (São Paulo-SP), a Feira da Música (Fortaleza-CE), o FEMUCIC (Maringá-PR), o Jazz na Fábrica (SESC Pompéia-SP) e o SESC Jazz e Blues (Estado de São Paulo); E internacionais como o Jazz Day em Asunción-PY e o “Jazz a la Calle” em Mercedes-UY. Tem vasta discografia como integrante de diversas formações de grupos musicais. O álbum mais relevante foi Natureza Universal (Hermeto Pascoal e Big Band – 2017) vencedor do Latin Grammy 2018 como “Melhor Álbum de Jazz/Latin Jazz.
Atualmente, integra os grupos instrumentais Vintena Brasileira, Noneto de Casa, Orquestra Pops Filarmônica, Orquestra Filarmônica de Jundiaí; acompanha o cantor Jota.pê no lançamento de seu EP “Se o Meu Peito Fosse o Mundo”; acompanha a cantora Alaíde Costa no lançamento de seu mais recente trabalho “O Que Meus Calos Dizem Sobre Mim”; e integra a São Paulo Big Band que acompanhará grandes nomes da canção brasileira na temporada 2024 do projeto da Sala São Paulo “Encontros Históricos.
Alex Mendonça – baixista
O baixista, professor, produtor e diretor musical, Alex Mendonça, atua desde seus 17 anos profissionalmente na região de São Paulo e pelo país a fora. Formado pela EMESP Tom Jobim, acumula ao longo da sua carreira, gravações de DVD, clipes e shows com diversos artistas dos mais variados estilos. Além disso, tem seu trabalho autoral com o grupo Trio Rubi, o qual tem o seu EP Estação nas plataformas digitais.
Clara de Biagio – atriz
Atriz, diretora e escritora iniciou seus estudos em 2003 no teatro amador. Participou de várias oficinas de interpretação com Jonathas Joba, Yunes Chami, Marcelo Silva, Sara Vati Dazi, oficinas corporais com Eliana Brega e cenografia com Juliana Fernandes. Em 2008 foi cofundadora da Cia Um do Outro de Teatro, tendo como espetáculo de estreia ‘O Abajur Lilás’ de Plinio Marcos que participou do Mapa Cultural Paulista e recebeu menção honrosa pelo conjunto de atrizes. Nesta companhia desenvolveu diversos espetáculos infantis, adultos, contação de histórias e empresariais.
Fez parte da direção coletiva do espetáculo ‘Da Cabeça Um do Outro’ e dirigiu o monólogo ‘Holocausto…’ que participou e foi premiado em diversos festivais, incluindo o 3° Festival Breves Cenas de Teatro em Manaus-AM. Em 2017, coescreveu e atuou no espetáculo ‘Nem Tudo Foram Flores’, com o qual foi premiada em Festivais de Teatro em São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Durante a pandemia de COVID-19 através da lei Aldir Blanc dirigiu os espetáculos: ‘Desassossego’ , com artistas de Manaus e Rio de Janeiro com veiculação on-line; o monólogo ‘Sentimento do mundo’ e também criou e estrelou o monólogo ‘As donas da casa’.
No audiovisual, atuou no curta metragem “O Jantar” e escreveu e atuou no curta metragem ‘O Elho Maldito’. Em 2023 se junta também ao grupo O Barraco do Baco e participa de diversas produções contempladas em leis de incentivo à arte.
Cadu Gouvea – ator
Ator, palhaço e dramaturgo iniciou seus estudos teatrais no ano de 2008, na cidade de Jundiaí. Trabalhou em diversos grupos teatrais como, Cia. Um do Outro, Patuleia Teatral, Cia. Rosa dos Ventos, Os Geraldos, Cia. Paulista de Artes, Cia. dos Patos e na Trupe FANS onde conheceu e iniciou nas artes da palhaçaria antes mesmo de se profissionalizar como ator e palhaço no ano de 2016.
Atuou em mais de 30 peças teatrais, tais como: O que os vagalumes fazem de dia, Um conto de Natal, Burundanga, O fantástico mistério de Feiurinha, As troianas, Auto! É natal, A visita da Velha Senhora, Rumpestilstiskin! Nome diacho palavra difícil de dizer, Rosa de Cabriúna, Labirinto das Sensações, Cinderela, O céu azul ninguém me tira, Teresa não sabe dormir. Memórias o mar de cada um, Viúva porém honesta, Me empresta uma idéia, La Confeitarie, Super coach digital de como reverberar o intransponível saber híbrido da arte e suas subjetividades, O irmão da fada guerreira princesa Lili, entre outras.
Atuou também em curta metragens e web séries independentes Aos olhos de Helena, Curta em corte, De mais ninguém, Amante fatal, Domus. Além de atuar como contador de histórias e mediar de leitura.
Isabela Cereser – bailarina
Dança desde os quatro anos de idade e hoje também atua como professora. Faz aulas regulares de Ballet Clássico, Técnica de Pontas, Jazz Dance e Dança Contemporânea.
Atualmente participa do núcleo de competições da Premiere Escola de Dança, que proporcionou a participação em diversos festivais nacionais como Enredança, Passo de Arte Grand Prix, Bravos e CBDD Litoral com conjuntos e solo.
Participou do Prêmio Desterro com a coreografia que ganhou o prêmio de Melhor Concepção Coreográfica do evento e foi finalista em Solo Jazz Júnior.
Fez diversas aulas com renomados profissionais, como workshop de Jazz Dance com Jhean Alex e Monique Paes, Ballet Clássico com Binho Pacheco, Dança Contemporânea com Allan Keller e Andrea Pivatto, além do curso de férias do Grupo Raça, com Alex Siqueira.
Ministra aulas de Jazz Infantil e Baby Criativo. É assistente de aulas de Jazz Infantil e Dança Criativa desde 2022.
Rafaela Gutierrez – bailarina
Dança desde os oito anos de idade. Hoje atua nas modalidades de Ballet Clássico, Jazz Dance, Dança Contemporânea e Jazz Funk. Atualmente participa do núcleo de competições da Premiere Escola de Dança.
Participou de diversos festivais, nacionais como Enredança, Passo de Arte Grand Prix, Bravos, onde foi indicada como Melhor Bailarina e CBDD Litoral com conjuntos e solo. Participou do Prêmio Desterro com a coreografia que ganhou Melhor Concepção coreográfica do evento.
Fez diversas aulas com renomados profissionais, como workshop de Jazz Dance com Jhean Alex e Zeca Rodrigues, Ballet Clássico com Binho Pacheco, Dança Contemporânea com Allan Keller, Andrea Pivatto e Alex Soares.
Assessoria de Imprensa
Fotos: divulgação
-
04/11/2024
8º FESTEJU chega ao fim com premiações na Sala Glória Rocha
-
04/11/2024
Cultura promove encontro para tirar dúvidas sobre a Lei Aldir Blanc
-
03/11/2024
Orquestra apresenta no sábado (09) o sétimo concerto da temporada 2024 no Polytheama
-
01/11/2024
Turnê com os corpos municipais de Teatro e Dança encanta as crianças e famílias
Baixe as fotos desta notícia na resolução original