Tonucci detalha campanha sobre o brincar em reunião da Rede de Cidades das Crianças
Publicada em 27/06/2024 às 09:07A reunião mensal de junho da Rede Brasileira de Cidades das Crianças, realizada de modo on-line nesta semana, contou com as participações especiais de Francesco Tonucci e Lorena Morachimo, que são, respectivamente, o idealizador de seu conceito e sua coordenadora internacional.
Na preparação para o segundo Encontro, que será realizado em agosto, em Jundiaí, município sede da Rede, a reunião contou com a apresentação detalhada da nova campanha proposta por Tonucci, cujo tema é “Eu vou sair para brincar!”. A proposta da novidade, reforçada aos representantes dos 15 Municípios integrantes da Rede, trata da importância da brincadeira enquanto elemento agregador das suas duas principais propostas conceituais: a autonomia das crianças e a escuta delas para que possam voltar a ocupar os ambientes das cidades.
“As crianças participam da vida e da política das cidades de duas formas. Uma delas é quando compartilham suas ideias e propostas, e isso exige que os adultos as escutem. E a segunda é por meio da presença física delas, garantida através das brincadeiras e das experiências proporcionadas pelas ruas de modo diferente do que permitem as famílias e as escolas. Brincar é a expressão livre dos desejos, necessidades, características, do exercício ou não da obediência, da prática e construção da autonomia. Estas vinhetas falam disso tudo, da provocação aos adultos para que, atentos a elas, possamos tornar mais felizes as crianças e a nós mesmos”, comentou Tonucci.
Com os desenhos assinados por Frato, personalidade artística de Tonucci, a campanha trata de temas diversos sobre o assunto, como o contato precoce com os celulares, a impressão equivocada sobre o excesso de violência nas ruas, a relação de confiança presente na autonomia que os cuidadores dão aos filhos, além da importância da construção diária de amizades e compartilhamento de experiências.
Lorena abordou a importância do trabalho em rede entre os integrantes. “Esta campanha é mais uma oportunidade para que os integrantes da Rede, antes do nosso tão ansiado próximo encontro presencial, possa se comprometer ainda mais, buscar registros de boas práticas já em andamento, tragam novos parceiros e também venham com suas dúvidas e apontamentos. Esta é o benefício de se trabalhar em rede neste momento formativo.”
Marcelo Peroni, ponto focal do programa Cidade das Crianças em Jundiaí e responsável pela Rede Brasileira, reforçou o convite dos integrantes ao 2º Encontro, que será realizado pelo Município entre os dias 12 a 17 de agosto. “Esta nova campanha não trata de um processo com começo, meio e fim sem prazo rápido e determinado, mas de uma provocação para a mudança de comportamentos. É um pontapé inicial de um desafio posto para que nossas cidades garantam o direito à autonomia e escuta das crianças através do brincar. Hoje em dia as crianças têm quase implorado para que possam ser crianças e nosso Encontro em agosto será uma oportunidade de pensarmos isso, em rede.”
Mais Rede
Fundada em março do ano passado, a Rede conta, além de Jundiaí, com os seguintes integrantes: Benevides (PA); Boa Vista (RR); Brasiléia (AC); Fortaleza e Sobral (CE); Osório e Pelotas (RS) e Itupeva, Jarinu, Louveira, Mococa, Mogi das Cruzes e Rio Claro (SP). Municípios interessados na proposta e na adesão à Rede podem obter mais informações pelo e-mail cidadesdascriancas@jundiai.sp.gov.br.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
Baixe as fotos desta notícia na resolução original