Jundiaí renova certificação ABNT nível bronze

Publicada em 03/07/2024 às 16:28

Recebida no ano passado, a certificação pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, que atesta a conformidade de indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida de acordo com a Norma ABNT NBR ISO 37120 foi conferida, pelo segundo ano consecutivo, para a Prefeitura de Jundiaí.[DC1] 

A renovação da certificação, concedida no nível Bronze, abrange 59 indicadores da normativa, sendo 45 indicadores essenciais e 14 indicadores de apoio. Com isso, o município paulista que foi o 3° município certificado na norma no Brasil, tem por objetivo estabelecer metodologias para a definição de um conjunto de indicadores criados a fim de mensurar o desempenho nas áreas avaliadas, além de apoiar a definição de políticas públicas para o município.

Água, Agricultura local/urbana e segurança alimentar, Economia, Educação, Energia, Esgotos, Esporte e Cultura, Meio Ambiente e mudanças climáticas, Finanças, Governança, Saúde, Habitação, População e condições sociais, Planejamento urbano, Recreação, Segurança, Resíduos Sólidos, Telecomunicações e Transporte são os temas que fazem parte da análise, quem foi revalidada pelo segundo ano consecutivo pela ABNT, no nível bronze, que é concedidos a partir da avaliação de indicadores certificados em cada norma, sendo ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Pelo segundo ano consecutivo, Jundiaí mantém selo da norma ABNT NBR ISO 37120

“Receber, mais uma vez, a certificação ISO, chancela todo o esforço e empenho dos servidores e gestão, desde 2017, quando implementamos o modelo de gestão por plataforma e com foco nos resultados”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Números

Entre os indicadores avaliados que estão em destaque na cidade, o Número de pessoas da equipe de enfermagem e obstetrícia aumentou em 8% na comparação entre um ano e outro, o que significa mais assistência para a população e impacta diretamente em outros indicadores, como por exemplo, a Taxa de mortalidade de crianças menores de cinco anos que passou de 11,94 em 2022 para 9,63 em 2023, representando uma redução de 19% em relação a avaliação anterior.

“Os dados são essenciais para uma gestão eficiente dos recursos públicos. O observatório tem servido de inspiração para outras cidades do Brasil, como modelo de transparência e comprometimento com a população. A avaliação da ABNT só reforça o que estamos no caminho certo”, comentou a assessora Renata Almeida, técnica responsável pela recertificação e pelo Observatório Jundiaí.

Coordenado pelo gestor de Finanças, Jones Martins, o trabalho desenvolvido ao longo dos anos pelos técnicos municipais, com o apoio da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun). “Alcançar a reclassificação na Norma ABNT NBR ISO 37120 é um marco significativo para Jundiaí, reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a eficiência urbana. Este reconhecimento coloca nossa cidade entre as mais inovadoras e inteligentes do mundo, destacando nossos indicadores de ponta e consolidando Jundiaí como um exemplo a ser seguido em gestão pública e qualidade de vida”, comenta.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/07/03/jundiai-renova-certificacao-abnt-nivel-bronze/
Leia mais sobre