Mostra de Arte Educadores está em cartaz na Biblioteca
Publicada em 05/11/2024 às 14:05Até o dia 27 de novembro, no Espaço Sonia Cintra da Biblioteca Nelson Foot (BNF), o público poderá visitar a exposição “Travessia”, que reúne as criações do coletivo dos professores de Arte da Rede Municipal de Jundiaí.
A curadoria é das coordenadoras pedagógicas da área de Arte, Luciana Paulino e Silmara Moreira. Segundo elas, a exposição é o resultado da formação “Experiências em Ateliê entre possibilidades estéticas e poéticas” que visou permear concepções de Reggio Emília, no sentido de inspirações, como um convite para que com um olhar sensível, olhar para as materialidades que possibilitem investigações, gerem curiosidades e descobertas, entre diferentes formas, tamanhos e texturas.
A proposta, de acordo com Luciana Paulino, vislumbrou uma exposição com as criações dos professores de Arte, desenvolvidas durante o processo de experiências, entre esculturas de argila, pinturas mistas e pintura em aquarela. As temáticas permearam por alguns caminhos, os quais visaram o que é significativo e faz sentido para quem cria. Concepção que está diretamente relacionada com o que o professor propõe às crianças como experiência, no sentido que o produto criado faça sentido para quem experiencia a criação.
Neste sentido, segundo a coordenadora, as temáticas envolvem: O que me atravessa de ponta a ponta? O que me move? O que traz vida em mim? O que até me fortalece, me transforma, me inspira? O que me atravessa que tem um pedaço de mim? Um sonho? Uma lembrança? Alguém? Algo?.
Com isso, as criações foram propostas a partir das frases norteadoras:
– Escultura: Pense em algo significativo e até afetivo para você. Como poderia concretizar isso na forma de escultura feita com argila?
– Pintura mista: Um lugar que gostaria de conhecer, gosta de estar ou está nas suas lembranças (Paisagismo).
– Pintura em Aquarela: Casas ou inspirações.
No dia 22 de novembro está programado junto à exposição um sarau a partir das 19h, aberto ao público interessado em poesia, dança, música e teatro, com entrada gratuita.
A exposição “Travessia” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados e feriados das 10h às 17h. A Biblioteca está localizada no Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens.
Assessoria de Imprensa
-
12/06/2026
Museu Solar do Barão abre as portas para um mergulho na história das águas de Jundiaí -
11/06/2026
Companhia Jovem de Dança leva ‘Folia dos Bichos’ à Fábrica das Infâncias Japy neste domingo (14) -
11/06/2026
Com entrada gratuita, 6º Festival de Curtas-Metragens de Jundiaí celebra a produção audiovisual regional -
09/06/2026
Inscrições para o Conselho Municipal de Política Cultural seguem abertas até 12 de junho
Baixe as fotos desta notícia na resolução original
