Cia. Jovem de Dança recebe a sua 8ª indicação para o Prêmio APCA
Publicada em 18/11/2024 às 13:56A Cia. Jovem de Dança recebeu mais uma indicação do Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), desta vez com a coreografia “Mulher Jovem com os olhos fechados, c.1890”. Com mais esta indicação, anunciada neste semestre, o corpo artístico municipal de Dança ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC) da Prefeitura soma oito nomeações ao Prêmio, tendo saído contemplado em duas delas.
Apresentada em sua estreia na abertura do 26ª festival Enredança, no Teatro Polytheama, a coreografia foi indicada na categoria “Coreografia/Criação. Trata-se de um dueto assinado por Alex Soares, diretor artístico do grupo, e que leva o nome de uma escultura do final do século 19 feita por Camille Claudel, artista em cujas obras de terracota e vida pessoal a coreografia se inspira.
“Estas nomeações, reconhecimentos em prêmios e o sucesso de público que a Cia. Jovem de Dança e todos os demais corpos artísticos têm garantido para Jundiaí nos últimos anos são resultado dos investimentos da Prefeitura na Cultura e na importância que as Artes têm para a vida da cidade. Iniciativas como essas têm garantido repertório e formação de público, e são motivos de comemoração pelas políticas públicas implementadas pelo governo do prefeito Luiz Fernando Machado nesses últimos anos”, comemora o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.
Para Alex Soares, nova indicação é reconhecimento e reflexo do trabalho sério. “Cada vez mais a Cia. Jovem de Dança tem conseguido o espaço que merece, inclusive se pensarmos no cenário nacional, já que recentemente levamos nosso programa para apresentação em Campo Grande (MS). Trata-se do resultado do trabalho sério que tem sido feito e do amadurecimento de um elenco que, com perfil jovem, ainda assim tem sido indicado, desde 2020, para este importante prêmio. No ano passado, inclusive, com “Dança pra Lua”, estivemos entre as companhias públicas que mais tiveram indicações numa mesma edição, outro motivo que afirma o lugar conquistado no cenário da Dança”, comentou.
Mais APCA
As demais indicações da Cia. Jovem de Dança no prêmio da APCA foram: A primeira, com “P.A.Q.U.I.T.A.”, coreografia com as iniciais de Passos aleatórios que um impulso te apresenta, assinada por Alex Soares, apresentado pelas redes sociais em 2020, e indicada na categoria “Criação”.
Em seguida veio a indicação – que também rendeu reconhecimento -, com a série de vídeos da programação do Mês do Patrimônio de 2021 gravada em locais icônicos da cidade, como o Espaço Expressa, a Serra do Japi e o Teatro Polytheama, e também assinada por Alex Soares, na categoria Prêmio Técnico “Projeto, Programa, Difusão e Memória”. E junto com ela, uma terceira indicação, na categoria “Espetáculo não presencial, com “TikClog Dance”, coreografia inspirada na clássica cena dos tamancos (clog, em inglês) do “La fille mal gardée” (do francês, A Garota mal protegida), balé de repertório mais antigo de Noverre.
Já a segunda vez em que foi contemplada foi em 2023, na categoria Melhor Espetáculo, com a “Dança pra Lua”, coreografia de Ivan Bernardelli, um espetáculo de celebração da Lua e com marcas como a circularidade, repetições, ciclos, mandalas, loopings e espelhamentos. Além da categoria em que se saiu campeã, a Cia. foi nomeada também com o mesmo espetáculo nas categorias “Coreografia/Criação”, “Elenco” e “Projeto, Programa, Difusão e Memória”.
Ainda em 2023, veio também outra importante nomeação para o grupo jundiaiense, mas pelo Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Desta vez, a Cia. concorreu na categoria Dança com a coreografia “Instagrimm”.
Mais Cia. Jovem de Dança
Nesta quarta-feira (20), a Cia. Jovem de Dança apresenta, no Teatro Polytheama, o espetáculo gratuito de abertura da programação do Vitrine da Dança 2024. Com início marcado para as 19h30, o espetáculo terá as apresentações das coreografias “REM”, de Karine Silva, e “Cenas a 37”, de Alex Soares, com entrada gratuita.
Mais informações podem ser obtidas na Agenda Cultural.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação e Arquivo PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original